Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8360
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_Eduardo Ferreira dos Santos.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional : um estudo de caso
Autor : Santos, Eduardo Ferreira dos
Orientador(es):: Moura Filho, Augusto César Luitgards
Assunto:: Língua inglesa - estudo e ensino
Aprendizagem
Formação profissional
Fecha de publicación : 14-jun-2011
Citación : SANTOS, Eduardo Ferreira dos. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) em contexto de formação profissional: um estudo de caso. 2010. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Línguistica Aplicada)-Unoversidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : O estudo relatado nesta dissertação investigou as crenças sobre o ensino-aprendizagem de inglês (LE) de uma aluna do curso técnico-profissionalizante de Guia de Turismo de uma unidade da rede federal de ensino, situada no Distrito Federal. Buscou-se acessar suas crenças, compreender as possíveis relações entre crenças, experiências e ações de aprendizagem, além de analisar o efeito de tais crenças na formação técnico-profissionalizante da participante. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, de natureza qualitativo-interpretativista, visando à compreensão deste caso específico em seu contexto particular. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários escritos, narrativa, observação participante e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos revelou vinte crenças que foram categorizadas em cinco aglomerados, conforme os laços coesivos que as conectam. Evidenciou-se uma estreita relação entre as crenças da participante e suas experiências de aprendizagem formal anteriores, e foram identificadas algumas incoerências entre o que ela acredita e como ela age. Destacou-se uma atitude positiva da participante frente ao aprendizado de inglês, reforçada pelo processo de ressignificação de crenças desencadeado pelo seu ingresso no curso técnico. Com isso, a participante ampliou suas perspectivas de atuação profissional, de forma que sua nova visão de mercado de trabalho reforçou sua crença na relevância do aprendizado de inglês para o sucesso profissional. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigated the beliefs about English teaching and learning of a student from the technical-professional course „Tourist Guide‟ from a school of the federal educational public system, located in Distrito Federal. Besides accessing her beliefs, we sought to understand the possible relationships between beliefs and learning experiences and actions, and analyze the effect of such beliefs on the participant‟s technical and vocational education. It was adopted the qualitative-interpretative case study as the research methodology, in order to understand this specific case on its particular context. The instruments used for data collection were written questionnaires, narrative, participant observation and semi-structured interviews. The data analysis has revealed twenty beliefs which were classified into five clusters, according to the cohesive ties that connect them. It was evidenced a close relationship between the participant‟s beliefs and her previous formal learning experiences, and identified some inconsistencies between what she believes and how she acts. It was highlighted the participant‟s positive attitude towards English, reinforced by the ressignification process of her beliefs triggered by her entry in the technical course. Because of that, she broadened her professional perspectives, so that her new vision of the labor market has strengthened her belief in the importance of learning English for professional success.
Descripción : Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8360/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.