http://repositorio.unb.br/handle/10482/8023
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2011_AbimaelJesusBarrosCosta.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Rankings dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis : análise da produção docente baseada em periódicos (2000 a 2009) |
Autor : | Costa, Abimael de Jesus Barros |
Orientador(es):: | Lustosa, Paulo Roberto Barbosa |
Assunto:: | Contabilidade - estudo e ensino Ensino superior - contabilidade CAPES - portal de periódicos |
Fecha de publicación : | 25-may-2011 |
Data de defesa:: | 2011 |
Citación : | COSTA, Abimael de Jesus Barros. Rankings dos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis: análise da produção docente baseada em periódicos (2000 a 2009). 2011. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFRN, Brasília, 2011. |
Resumen : | O objetivo da investigação é descrever as características da produção docente dos
Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis, baseada em periódicos, para uma
janela temporal de 10 anos (2000-2009). A partir de 27 periódicos selecionados, um Banco de Dados foi criado baseando-se na metodologia proposta no estudo de WOOD et al.
(2009). Rankings foram desenvolvidos para auxiliar na resposta do problema de pesquisa.
A coleta dos dados foi dividida em três fases, sendo a catalogação dos periódicos, a
primeira fase. A segunda fase foi baseada na análise do currículo lattes dos 237 docentes
vinculados aos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis. Da análise dos
periódicos ficou demonstrado que 6.789 índices foram incluídos no banco de dados e esses índices formam um total, aproximado, de 54.300 dados, que representa a população da pesquisa. A terceira fase foi à análise dos 1175 artigos que representa a amostra da
pesquisa. Da análise do currículo lattes dos docentes ficou evidenciado que dos 237
docentes vinculados a PPGCC 20% em 2002 e 6% em 2005 migraram de uma Instituição
Privada de Educação Superior para uma Instituição Pública de Educação Superior Federal, Estadual ou Municipal. Da análise dos artigos da amostra observou-se que o ranking geral dos PPGCC desenvolvido deixa claro que o programa da USP é o que mais se destacou por metodologia ou área temática aplicada. Os rankings por metodologia aplicada apontam o destaque dos programas da USP, para metodologia teórica, empírica banco de dados, empírica banco de dados e empírica pesquisa de campo, e do programa da FURB para a metodologia empírica estudo de caso. Os rankings por área temática mostram que o programa da USP, baseado nos dados da pesquisa, pode ser indicado como referência para estudos de auditoria, contabilidade gerencial, contabilidade financeira e educação e pesquisa em contabilidade e o programa da UFPE, baseado nos dados da pesquisa, pode ser indicado como referência para estudos da área de tributação. A análise descritiva baseada na distribuição de frequência relativa indica que a metodologia mais utilizada pelos PPGCC
é a empírica banco de dados e a área temática mais pesquisada é a contabilidade financeira. Os resultados encontrados na pesquisa estão alinhados com pesquisas realizadas anteriormente e com o Resultado da Avaliação Trienal de 2010 da CAPES. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of research is to describe the production of teaching the Graduate Programs in Accounting, based in journals, for a time window of 10 years (2000-2009). From 27 selected journals, a database was created based on the methodology proposed in the study by Wood et. al. (2009). Rankings were developed to help answer the research problem. Data collection was divided into three phases, the cataloging of periodicals, the first phase. The second phase was based on analysis of curriculum lattes of the 237 teachers connected with the Graduate Programs in Accounting Sciences. Analysis demonstrated that the journals were included in the 6789 index database, and these indices are a total of approximately 54,300 data, which represents the research population. The third phase was the analysis of 1175 articles represent the research sample. From an analysis of teachers' curriculum lattes became evident that the 237 teachers connected to PPGCC 20% in 2002 and 6% in 2005 migrated to a Private Institution of Higher Education for a Public Institution of Higher Education Federal, state or municipal. From the analysis of sample articles showed that the overall ranking of PPGCC developed the program makes it clear that the USP is what stood out by subject area or methodology applied. The rankings show the methodology applied by the programs highlighted the USP method for theoretical, empirical database, empirical database and empirical field research, and program of FURB empirical methodology for the case study. The rankings by subject area shows that the USP program, based on survey data, can be indicated as a reference for studies of auditing, management accounting, financial accounting and accounting research and education program and UFPE, based on survey data, can be stated as a reference for studies in the area of taxation. Descriptive analysis based on frequency distribution indicates that the most common method used by PPGCC is the empirical database and the most researched subject area is financial accounting. The findings of the survey are in line with past research and the Results of 2010 Triennial Valuation of CAPES. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
metadata.dc.relation.isbasedon: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23788 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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