Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesafiosImplementarLetramento.pdf163,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
Outros títulos: Challenges to carry out information literacy in basic education
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tescarolo, Ricardo
Assunto: Letramento informacional
Aprendizagem
Educação básica
Data de publicação: Abr-2010
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003.
Resumo: O letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Information literacy is presented here as a systemic structure with a set of capacities, which assists to integrate actions of locating, selecting, accessing, organizing and using information and generating knowledge, object of learning, in order to help in decision making and problem solution. The implementation of this process throughout the academic life represents an extremely necessary aspect in contemporary society, concerning the pedagogical and 'learning to learn' processes, contributing to educate critic, active, responsible, and self-dependent citizens in the seek and use of information. Notwithstanding, in order to carry out information literacy in basic education, it is necessary to surpass a few challenges, such as: the difficulty to change pedagogical culture, inappropriate teacher's development, teaching and learning concepts, curriculum organization, and the absence of adequate information groundwork.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons