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Título: Controvérsias interpretativas na atualidade mediática : um estudo sobre os enquadramentos do Jornal Nacional
Outros títulos: Interpretatives Controversies in the Mediatic present time: a research on Jornal Nacional through its Framings
Autor(es): Bretas, Gioconda Vieira
Orientador(es): Cunha, Maria Jandyra Cavalcanti
Assunto: Jornalismo - aspectos políticos
Comunicação de massa
Telejornalismo
Data de publicação: 19-Mai-2011
Referência: BRETAS, Gioconda Vieira. Controvérsias interpretativas na atualidade mediática: um estudo sobre os enquadramentos do Jornal Nacional. 2009. 250 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo principal deste estudo é investigar os fenômenos de comunicação da atualidade mediática por meio do modelo de controvérsias interpretativas, no telenoticiário brasileiro, utilizando como instrumento analítico o conceito de enquadramento. Os dados foram coletados de uma amostra extraída do noticiário do Jornal Nacional, do grupo Globo Comunicação e Participações SA, entre os meses de junho a novembro de 2006. Esse período antecedeu as eleições gerais que reconduziram Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Os critérios utilizados para a escolha do Jornal Nacional, em particular, foram características socioeconômicas da população brasileira, combinadas com a audiência e abrangência do telejornal. Dois caminhos paralelos foram seguidos nesta pesquisa: 1) a realização de uma revisão bibliográfica dos estudos realizados sobre o Jornal Nacional, a partir 1982; e 2) uma análise de conteúdo em 131 edições do JN, no período delimitado (que totalizaram 3.198 notícias) procurando classificar 16 tipos diferentes de dados em cada uma delas. No segundo caminho percorrido, da análise de conteúdo, procuramos levantar os dados que contribuíram para a compreensão do comportamento das controvérsias interpretativas na atualidade mediática. Ao todo, essa pesquisa coletou e sistematizou 51.168 dados. O intervalo de tempo pesquisado foi dividido em três períodos distintos para possibilitar comparações entre eles. O 1º período compreende o mês de junho, o 2º, de julho a outubro e o terceiro período, novembro de 2006. A análise de conteúdo, de cunho quantitativo e qualitativo, mostra que há alterações significativas durante o período eleitoral (a) na distribuição de tempo entre os assuntos, (b) no tipo de enquadramento e (c) no formato das notícias, e (d) no tipo e tempo das fontes selecionadas nas reportagens. A análise verificou ainda que outras características se mantêm como (a) o tempo médio de duração das notícias, (b) a forma predominante das matérias, (c) a proporção entre o tempo total destinado às fontes e aos jornalistas e (d) a proporção entre os tempos reservados para homens e mulheres nas reportagens. Verificou-se, ainda, que o modelo de controvérsias interpretativas permitiu analisar os relatos jornalísticos da televisão como uma expressiva fonte de enquadramentos interpretativos, que auxiliam na definição das estratégias de engajamento e inserção das pessoas na coletividade. A proposta de definição de formatos dos conteúdos da mídia do modelo (episódico, restrito, plural-aberto e plural-fechado), ofereceu um importante instrumento analítico para a pesquisa sobre o conteúdo e as mensagens dos relatos jornalísticos. A análise de conteúdo, desenvolvida a partir dele, permitiu a descoberta das alterações dos conteúdos jornalísticos durante o período eleitoral de 2006. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation examines the phenomena of communication in Brazilian TV news programs using Interpretative Controversies as the model for analisys, and Framing as the analytic instrument. Data has been extracted from editions of Jornal Nacional, broadcasted by Globo Comunicação e Participações SA between June and November 2006, electoral period that preceeded the reelection of Luiz Inácio Lula da Silva as President of Brazil. The criteria used, that led to the choice of Jornal Nacional particularly, was the result of a combination between the socioeconomic features of the Brazilian population and the large audience and abrangency of this TV news program. Two parallel paths were followed during this research: 1) accomplishment to a bibliographical revision of the studies carried out on Jornal Nacional from 1982 on; 2) analisys of 131 editions of JN in that period of 2006 that totalized 3.198 news, each one showing 16 different types of relevant data. From the 2nd path, analisys of content, we raised data that led to understanding the behaviour of the Interpretative Controversies in the mediatic present time. Altogether, this research collected and inputted 51.168 data. The time period researched was divided in three distict ones so that comparisons could be made possible. The 1st period corresponds to the month of June; the 2nd goes from July to October and the 3rd, November. Through carrying out a qualitative and quantitative analisys of content we could sample deep alterations during the electoral period regarding a) average time allowed for different issues; b) type of framing; c) the news format and d) the types of sources selected during the reports as well as the lengh of time they were given. From the same analisys we can conclude that other caracteristics were kept unchanged as a) the average lengh of time given for the news; b) the prevailing format of the news c) the proportion of time shared between journalists and sources; d) the proportion of time shared between men and women. Interpretative Controversies, also allowed for the analysis of the journalistic reports on TV as an expressive source of interpretative framings that proved to be very influential in defining strategies for the enrollment and insertion of people. The mediatic content format offered by this model (episodic, restricted, open-plural, closed-plural) worked as an important analytical instrument for the research of both content and message given by the reports. The analysis of content it makes possible led to the assessment of the alterations in the journalistic contents on reports during the electoral period of 2006.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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