Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7625
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_VeronicaDantasMeneses.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Cenário da programação de TV regional aberta no Brasil : desafios e perspectivas
Autor : Meneses, Verônica Dantas
Orientador(es):: Montoro, Tânia Siqueira
Assunto:: TV Brasil
Televisão - programas
Televisão - identidade social
Fecha de publicación : 9-may-2011
Citación : MENESES, Verônica Dantas. Cenário da programação de TV regional aberta no Brasil: desafios e perspectivas. 2010. 362 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : Este estudo analisa o panorama da programação regional da televisão aberta no Brasil. Baseado nos Estudos Culturais em Comunicação. Analisou-se a programação local das emissoras regionais afiliadas às principais redes de televisão comercial (Rede Globo, SBT e Rede Record) e emissoras públicas de cada Estado. O segundo momento da pesquisa analisou oito programas regionais a fim de verificar como a realidade da TV regional articula-se com o cotidiano e as identidades culturais. Percebeu-se que as emissoras públicas contam com mais liberdade para escolher programas, quer próprios quer produzidos por outras emissoras associadas à TV Brasil, e as emissoras comerciais ainda adotam a padronização para ganhar força e fixar a sua imagem. Percebeu-se ainda que programas de entretenimento são predominantes, mas eles são diferenciados por meio da construção e atualização de novos códigos televisivos e referenciais culturais locais distanciando-se das generalizações e dos modelos impostos pelas redes nacionais de televisão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyzes the framework of regional open television programming in Brazil. Based on Cultural Studies theories in Communication, it examines regional programming at local affiliates of major commercial television networks (Rede Globo, SBT and Rede Record) and at local public broadcasting companies in each State of Brazil. At another moment it examines eight regional programs to in order to verify how the reality of regional TV is articulated with daily life and cultural identities. It was noticed that public broadcasters have more freedom to choose programs, whether they are internally produced or produced by TV Brazil Network affiliates, while commercial broadcasters still adopt standardization in order to gain strength and establish their image. It was also noticed that entertainment programs are predominant, but they are differentiated by the construction and upgrading of new television codes and local cultural references, stepping away from generalization and models imposed by national television networks.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Tese (doutorado)— Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7625/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.