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Título: Os telecursos da Rede Globo : a mídia televisa no sistema de educação a distância (1978-1998)
Autor(es): Moreira, João Flávio de Castro
Orientador(es): Menezes, Albene Miriam Ferreira
Assunto: Educação de jovens e adultos
Ensino a distância
Televisão na educação
Data de publicação: 7-Mai-2011
Referência: MOREIRA, João Flávio de Castro. Os telecursos da Rede Globo: a mídia televisa no sistema de educação a distância (1978-1998). 2006. 181 f. Dissertação(Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Ao longo do Século XX, decorrente de inúmeras transformações que abarcam todos os campos, especialmente na área das comunicações, que passam a utilizar mídias eletrônicas e alcançar as massas, repercutem grandes mudanças na concepção da educação. Essas mudanças, acentuadas nas duas últimas décadas, com a disseminação de novas tecnologias e a reestruturação do mercado, a partir da crise dos anos 1970, põem às claras, em novos paradigmas, de um lado, os interesses capitalistas por oferta de força de trabalho massivamente qualificada, capacitada, escolarizada, capaz de promover a produtividade com eficiência/eficácia,concorrente entre si e, por conseqüência, de baixo custo; de outro, trabalhadores, como cidadãos que devem se qualificar não só para adentrar no mercado de trabalho e ascender a melhores posições, como também estar em condições de poder ser empregados nesse novo contexto. Nesse sentido, a Educação a Distância (EAD), passa a ser potencializada como poderoso instrumento de educação de massa e de legitimação desse discurso. Quase sempre usada no Brasil para a educação básica na função de suplência para jovens e adultos, a EAD e/ ou tecnologias de educação a distância são utilizadas pelo sistema de Telecursos da FRM (Fundação Roberto Marinho) através das empresas de comunicação de suas mantenedoras, levando essa modalidade de ensino, pela primeira vez, a alcançar público de massa no Brasil. Constituído, inicialmente pelo capital privado das Organizações Globo e de suas parceiras, sob um discurso dirigido à obra social na educação brasileira, os Telecursos têm, nas suas fases subseqüentes, no financiamento estatal a fundo perdido, grande fonte de recursos e subsídios para a sua expansão e reconhecimento junto à sociedade, nem sempre produzindo o bom desempenho e a eficiência divulgada pelos números da FRM. Reformulado diversas vezes, o modelo teleducativo da FRM, já na sua primeira edição, em 1978, deixava claro suas contradições entre seus discursos e sua prática, evidenciando sua lógica comercial em detrimento do viés social contido em seus documentos. Essa lógica fica particularmente clara, com a implementação de um novo modelo reestruturado a partir de parcerias com o empresariado da indústria e implementado, em 1995, sob o Telecurso 2000. Nesse modelo, deslocavam-se as diretrizes do programa para o “mundo do trabalho” com o fim de suprir demandas empresariais, ganhava contornos de educação corporativa realizada no espaço do trabalho, e, dessa forma, atendia às aspirações do mercado de trabalho. A proposta focalizava-se nas empresas ou em espaços regionais e segmentos sociais que constituíssem carências por escolarização/ profissionalização, sendo financiadas pelo Governo Federal e pelos Estados com a verba originária da previdência social de trabalhadores. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
During the XX Century, due to several transformations in many fields, especially in the sector of communication, which started to use electronic media to reach people, there were great changes in the concept of education. These changes, mainly in the last two decades, with the market restructuration since the crisis of the 1970’s, show new paradigms in one side, the interest of the capitalists by the highly qualified workforce offer, able to promote productivity efficiency and with effectiveness, both competing between themselves and with a low cost, on the other side, as citizens should qualify themselves not only to be in the work market and to rise better positions, as well as to be able to work within this new context. In this sense the E-learning becomes a strong tool as far as mass education is concerned. This method has been used in Brazil for basic education for youngs and adults, and the E-learning and its technology are used by programs “Telecursos” created by Roberto Marinho Foundation (RMF) in its companies making use of this way of teaching for the first time, aiming at reaching a great number of people. In the beginning it was used only by the Globo Organization and its affiliated companies, dealing only with social work in the Brazilian Education little by little it began to raise a large sum of resources and to expand its activities and be very well accepted by the society, although it has not always been as efficient as it was reported by RMF. It has been modified many times since it was first created in 1978 and very often didn’t focus the social work proposed in the beginning. This was particularly clear when they introduced a new model in 1995, in a joint venture with the businessmen of the industry, named “Telecurso 2000”. This new model focused on the “world of work” aiming at attending the business demand and making the corporate education be realized inside its own work space, answering, in this way, the market needs. This proposal focused on enterprises and/ or regional spaces and segments that needed schooling and professionalization being financed by Federal Government and States using the money of the workers private social security.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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