http://repositorio.unb.br/handle/10482/7486
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_Dulcineia Schuck Schunck.pdf | 7,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Arte e natureza: uma experiência de sensibilização ambiental por meio da arte |
Autor : | Schunck, Dulcinéia Schuck |
Orientador(es):: | Leonardos, Othon Henry |
Assunto:: | Natureza Arte Educação ambiental Sustentabilidade |
Fecha de publicación : | 25-abr-2011 |
Data de defesa:: | ago-2006 |
Citación : | SCHUNCK, Dulcinéia S. Arte e natureza: uma experiência de sensibilização ambiental por meio da arte. 2006. 324 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumen : | Arte e Natureza: uma experiência de sensibilização ambiental por meio da arte trata de uma viagem no tempo, que apresenta visões de natureza e representações artísticas em diferentes contextos culturais, fazendo-as emergir e atualizar-se no imaginário das pessoas que participaram da experiência prática de sensibilização ambiental. Um retorno ao passado é necessário para um entendimento mais amplo de nossas interações com a natureza hoje. Não se trata, porém, de uma historiografia da arte. A expressão visual é suporte para estudos de cunho ambientalista, no qual o tempo de longa duração e o tempo de curta duração conectam-se e entrecruzam suas significações. O diálogo proposto entre arte e natureza, teoria e prática, passado e presente, universalidade e subjetividade, palavra e imagem, pontua o processo vivo da investigação heurística, evidenciando que a arte é um meio transversal de sensibilização e diálogo, apropriado à Educação Ambiental. A experiência descrita serve de referência teórica e prática para educadores e profissionais que pretendem desenvolver caminhos criativos nesse âmbito da pesquisa educativa. |
Abstract: | Art and Nature: an experiment of environmental sensitivity by means of art encompasses a journey through time, which presents visions of nature and artistic representation in different cultural contexts, making them emerge and keeping them up-todate in the imagination of the people who took part in the practical experiment of environmental sensitivity. A reference to the past is necessary for a wide-ranging understanding of our present interactions with nature. Nevertheless, this work does not represent a historic study of art. The visual expression becomes a support for environmental studies, in which there is a connection between both long and short duration and an interaction between their meanings. The proposed dialog between art and nature, theory and practice, past and present, universality and subjectivity, word and image, stresses the living process of heuristic investigation, highlighting that art is a transversal mean of sensitivity and dialog suitable for Environmental Education. The described experiment serves as both theoretical and practical reference to teachers and professionals who intend to develop creative ways within the ambit of educative research. |
Résumé: | Art et Nature: une expérience de sensibilisation ambientale à travers l'art traite d'un voyage dans le temps, qui présente des visions de la nature et des représentations artistiques dans des différents contextes culturels, en les faisant émerger et s'actualiser dans l'imaginaire des gens qui ont participé à l'éxperience pratique de sensibilisation ambientale. Il faut faire un retour au passé pour avoir une compréension plus ample de notres interactions avec la nature aujourd'hui. Il ne s'agit pas, pourtant, d'une historiografie de l'art. L'éxpression visuelle est un support pour les études de caractère ambientale auquel le temps de longue duration et le temps de courte duration se connectent et entrecroisent ses significations. Le dialogue proposé entre art et nature, théorie et pratique, passé et présent, universalité et subjectivité, parole et image, ponctue un procès vivant d'investigation heuristique, qui démontre que l'art est un moyen transversal de sensibilisation et dialogue, approprié à l'Éducation Ambientale. L'éxperience décrite sert comme référence théorique et pratique pour les éducateurs et profissionels qui ont l'intention de développer des chemins créatifs dans le champs de la recherche éducatif. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Descripción : | Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.