Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7359
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_IvaldoGadelhadeLaraFilho.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O choro dos chorões de Brasília
Autor : Lara Filho, Ivaldo Gadelha de
Orientador(es):: Freire, Ricardo José Dourado
Assunto:: Choro - música - Brasília (DF)
Música popular - Brasil
Música - análise, apreciação
Fecha de publicación : 9-abr-2011
Citación : LARA FILHO, Ivaldo Gadelha de. O choro dos chorões de Brasília. 2009. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumen : O Choro é gênero instrumental brasileiro, surgido no Rio de Janeiro no final do século XIX. Desde a criação de Brasília, a cidade abriga chorões. Neste trabalho, músicos chorões de Brasília foram entrevistados, com vistas a identificar e analisar conhecimentos e percepções acerca de sua prática musical. Também foram analisados, por meio de observação em campo, dois contextos de performance típicos do gênero: a Roda de Choro e a apresentação formal. Foram observadas as Rodas de Choro que ocorrem semanalmente no Tartaruga Lanches, lanchonete localizada no final da Asa Norte em Brasília, ao longo de um ano; foram também observadas apresentações de artistas no Clube do Choro, tradicional casa totalmente dedicada ao gênero. A partir das entrevistas e das observações, os seguintes aspectos relacionados ao Choro foram analisados: modos de aprendizagem, contextos de performance, critérios de performance, relação entre manutenção da tradição e inserção de inovações. Os discursos dos chorões demonstraram que existe vasto conhecimento sobre o gênero transmitido oralmente, e compartilhado por aqueles que a ele se dedicam. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Choro is a Brazilian music instrumental genre, wich was born in Rio de Janeiro at the second half of the nineteenth century. This work will discuss the Choro performance and Choro musicians who live in Brasilia and their vision about their art form. The research was based on interviews with musicians about their musical knowledge and their perception about their musical practices. There were also a critical observation of the fields where the Choro is played in Brasília, formal presentations that occur mainly at the Clube do Choro and a more informal setting of “Roda de Choroâ” at Tartaruga Lanches. The etnografic work took special attention at the modes of learning by the musicians, the musical and social contexts, the relationship between tradition and innovation. The musiciansa’s. discourse showed that there is a deep knowledge about happen musically and socially in the Choro field in Brasília, which is transmitted basically by oral tradition, and shared by the ones who choosed to belong to the Choro genre.
Descripción : Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2009.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7359/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.