http://repositorio.unb.br/handle/10482/7332
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ClinicaPsicologicaAdolescente.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Clínica psicológica do adolescente : do sistema à abordagem narrativista |
Otros títulos : | Adolescent clinical approach : from systems to narratives |
Autor : | Costa, Liana Fortunato Guimarães, Flávio Lôbo |
Assunto:: | Psicologia do adolescente Psicoterapia familiar |
Fecha de publicación : | 2002 |
Citación : | COSTA, Liana Fortunato, GUIMARÃES. Flávio Lôbo. Clínica psicológica do adolescente: do sistema à abordagem narrativista. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 163-174, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v12n24/05.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2011. doi: 10.1590/S0103-863X2002000300005. |
Resumen : | O campo da Terapia Familiar Sistêmica tem demonstrado um interesse crescente pelos processos de construção de significado, sobretudo com o desenvolvimento das abordagens pós-modernas. O presente estudo resulta de um interesse por essa nova visão, tendo por objetivo discutir o processo de construção narrativa acerca do adolescente no contexto de terapia familiar. Para isso, descreve-se a evolução do pensamento cibernético chegando a duas vertentes teóricas contemporâneas: Construtivismo e Construcionismo Social. O estudo atenta para a importância das narrativas no contexto de terapia, não só como fonte de compreensão da realidade familiar, mas como uma desencadeadora do processo de mudança. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The interest of Family Therapy in the process of meaning construction has been increasing, especially since the development of post-modern perspectives. The present study comes from an interest in those new views and aims at discussing the process of construction of narratives about the adolescent in the family therapy context. Thus, it describes the evolution of the cybernetic thought and makes reference to Constructivism and Social Constructionism. This study points to the importance of narratives in therapy context, not just as a source of information, but also as a starting-point of the process of change. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300005 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons