http://repositorio.unb.br/handle/10482/7279
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009_MarinaSoaresNunes.pdf | 6,44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Avaliação do uso de símbolos fonético/fonológicos como fator de melhoria na produção e recepção do discurso : um estudo realizado em um curso de graduação em letras inglês como língua estrangeira em uma Universidade pública brasileira |
Authors: | Nunes, Marina Soares |
Orientador(es):: | Chauvet, Gilberto Antunes |
Assunto:: | Aquisição da segunda língua Fonética Ensino - linguagem e línguas |
Issue Date: | 4-Apr-2011 |
Data de defesa:: | 24-Aug-2009 |
Citation: | NUNES, Marina Soares. Avaliação do uso de símbolos fonético/fonológicos como fator de melhoria na produção e recepção do discurso: um estudo realizado em um curso de graduação em letras inglês como língua estrangeira em uma Universidade pública brasileira. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Abstract: | O presente estudo buscou apresentar uma pesquisa sobre o uso de símbolos fonético/fonológicos ensinados em um curso de graduação em Letras-Inglês em uma universidade pública. Esse Curso é normalmente realizado no segundo ou terceiro semestres como uma matéria obrigatória para os alunos de graduação em licenciatura e tem duração de sessenta horas. Os símbolos são utilizados diretamente como aparecem no Alfabeto Fonético Internacional. A principal característica desse Curso é usar uma série de diacríticos associada aos respectivos símbolos fonéticos para que se possa visualizar problemas de interferência que foram estudados em trabalhos anteriores. Os resultados obtidos por meio de gravações em áudio corroboraram a hipótese inicial, porém outros comentários foram adicionados a fim de clarificar pontos novos. Espera-se que outros estudos relacionados ao mesmo assunto possam surgir para generalizar o ensino de Fonética e Fonologia do Inglês, pois esse aprendizado é importante tanto para professores como alunos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed at providing a research in the use of phonetic/phonological symbols while taught in an undergraduate (graduate) course in preparation for a B.A. in English as a foreign language in a public university. It is a course normally attended during the second or third term as a compulsory subject for undergraduate students which lasts for sixty hours. The symbols are taken directly as they appear in the International Phonetic Alphabet (IPA). The main characteristic of the Course is to use a set of diacritics attached to the suitable phonetic symbols to make it possible to visualize those problems of interference which have been previously attested in former works. The results found corroborated the initial hypothesis but some further comments were added to clarify some new points. It is hoped that other studies dealing with the same subject be undertaken so as to generalize the teaching of English Phonetics and Phonology, such is the importance of its learning by both teachers and students. |
Description: | Dissertação(mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.