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Título: Mosaicos em procissão : a política de imagens de Justiniano em Ravena (527 - 565 a.D.)
Autor(es): Soares, Fernanda da Silva Marinho
Orientador(es): Brito, Eleonora Zicari Costa de
Assunto: Império de Justiniano
Cristianismo e cultura
História cultural
Civilização - história
Roma - civilização - influências cristãs
Data de publicação: Ago-2006
Referência: SOARES, Fernanda da Silva Marinho. Mosaicos em procissão: a política de imagens de Justiniano em Ravena (527 - 565 a.D.). 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Esta dissertação procura trabalhar, informada por noções e conceitos afetos à História Cultural – tais como identidade, representação e memória – a política de uso de imagens por parte do Imperador Justiniano, cujo intuito seria a restauração do Império Romano, no século VI, sob nova roupagem, ou seja, como um Império Romano Cristão. Tal proposta implicava na construção de uma identidade que afirmasse a romanitas. Em Ravena, ao norte da Itália, o esforço de reconstrução manifesta-se contra o arianismo ostrogodo, especialmente na re-figuração da cidade pós-clássica como forma de adequação ao novo modelo imperial. Os monumentos da cidade estabelecem o novo Império, a partir da re-significação dos locais de culto e das imagens que, mais que decorativas, representavam a própria liturgia e o poder de Justiniano. Destaco, neste recorte, três deles: Santo Apolinário, o Novo, São Vital e o Batistério dos Arianos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present dissertation is informed by ideas and concepts related to Cultural History, such as identity, representation, and memory; and is dedicated to analyzing Emperor Justianian’s policy in using images, with the purpose of restoring the Roman Empire in the 6th Century dressed in new clothing, that is, as a Christian Roman Empire. Justinian’s proposal implied in creating an identity to affirm the romanitas. In northern Italy Ravenna, this effort is expressed against the arianism ostrogoth, specially in redesigning the post-classical city as a way of adjusting it to the new imperial model. The city’s monuments define the new Empire, by giving new meaning to sanctuaries and images, to be more than mere decoration, but to represent liturgy itself and Justinian’s power in themselves. In this paper, I refer to three of these: Sant’Apollinare Nuovo, San Vitale and the Arian Baptistry.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, Área de Concentração: História Cultural, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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