http://repositorio.unb.br/handle/10482/6489
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Leda Goncalves de Freitas.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Saúde e processo de adoecimento no trabalho dos professores em ambiente virtual |
Autor : | Freitas, Lêda Gonçalves de |
Orientador(es):: | Mendes, Ana Magnólia Bezerra |
Assunto:: | Professores Trabalho Saúde Estratégias de mediação Custo humano Psicologia Psicologia social Psicologia organizacional |
Fecha de publicación : | 2006 |
Data de defesa:: | 2006 |
Citación : | FREITAS, Lêda Gonçalves de. Saúde e processo de adoecimento no trabalho dos professores em ambiente virtual. 2006. 235 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumen : | Este estudo investiga o processo de saúde-adoecimento dos professores que atuam em ambiente virtual, com base nos referenciais teóricos da psicodinâmica do trabalho e da ergonomia da atividade. São estudados como indicadores desse processo as relações dinâmicas entre trabalho, custo humano, prazer-sofrimento, estratégias para superar o sofrimento e os danos físicos e psicossocias. O trabalho é estudado com base em 3 (três) dimensões: a organização do trabalho, estudada como o conteúdo da tarefa, os controles, prazos, ritmo e tempo; condições de trabalho retratam o ambiente físico e a infra-estrutura; e relações socioprofissionais, que são os modos de gestão e a comunicação. O custo humano são as exigências físicas, cognitivas e afetivas impostas pelo trabalho. O prazer-sofrimento são vivências de realização profissional, liberdade, esgotamento e falta de reconhecimento. As estratégias de mediação podem ser defensivas e de mobilização subjetiva, visam a superação, ressignificação e/ou transformação do custo humano negativo do trabalho e do sofrimento, evitando o surgimento dos danos físicos e psicossocias, e conseqüentemente do adoecimento. A saúde é, então, entendida como resultado do uso bem-sucedido dessas mediações. O estudo foi realizado com professores do ensino superior que realizam o processo de ensino-aprendizagem por meio da Internet. Para a coleta dos dados, foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa. Na fase quantitativa, participaram 34 professores de seis instituições de ensino superior. Foi aplicado o ITRA (Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento), composto por 4 escalas do tipo Likert, com freqüência de 1 a 5: A ECT (Escala de contexto de trabalho), a ECHT (Escala de Custo Humano do Trabalho), a EPST (Escala de Prazer-Sofrimento no Trabalho) e a EDRT (Escala de Danos Relacionados ao Trabalho). Na fase qualitativa, foram realizadas entrevistas com dez professores. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de estatística descritiva e inferencial, através do software SPSS 12.0, e para os dados qualitativos, foi feita a análise de conteúdo categorial temática. Com base nos resultados, foram identificados diversos indicadores do processo saúde-adoecimento. A saúde encontra-se relacionada aos elementos flexíveis da organização do trabalho, a satisfação por trabalharem numa área nova, a liberdade para expressar as características individuais, a cooperação e coleguismo entre os pares, e a relação satisfatória com os alunos. O adoecimento aparece em função da rigidez da organização de trabalho, da ausência da imagem dos alunos, que gera intensa comunicação escrita, da auto-exigência de se fazer presente junto aos alunos, do intenso trabalho com o computador, e das dificuldades com o software de aprendizagem. Identificase que a doença está contida, por um lado, devido ao uso de estratégias defensivas. Entretanto, os professores estão sujeitos ao adoecimento ante o fracasso das mediações e a observância de danos físicos. Os resultados evidenciam que os professores investigados estão sujeitos a contradições na organização do trabalho, que geram prazer e sofrimento ao mesmo tempo, e favorece o uso eficaz das defesas evitando o adoecimento, embora a saúde esteja em risco, em caso de falha no uso dessas defesas. Para futuras pesquisas, sugere-se estudar a configuração do trabalho a distância no Brasil e as doenças que acometem os trabalhadores nesse contexto, e ainda, realizar um mapeamento das categorias profissionais que estão conseguindo pôr em prática a mobilização subjetiva, tendo em vista que este tipo de resistência não tem encontrado espaço nas atuais organizações. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research investigates the process of health decrease of professors who work with distance learning, based on the theoretical references of Labor Psychodynamics and Activity Ergonomics. As markers of such process, the research analyzed dynamic associations among labor, human cost, pleasure-suffering, strategies for recovering suffering and physical and psychosocial injuries. This work is base on 3 (three) dimensions: Job organization, such as task required, supervision model, deadlines, rhythm and timing; working conditions reflect the environment and infra-structure; and the socio-professional relations, management and communication. Human costs are physical, cognitive and affective demands imposed by the job. Pleasure-suffering are experiences of professional fulfillment, freedom, exhaustion and lack of recognition. The mediating strategies may be defensive and of subjective action, and aim at overcoming, meaning-shift and/or the transformation of negative human cost and suffering, thus avoiding physical and psychosocial injuries which would lead to illnesses. Health is, then, understood as the result of the correct use of such mediations. The study was carried out with professors who work with distance learning through the Internet. To collect data, qualitative and quantitative data were gathered. In the quantitative phase, 34 professors from 6 institutions participated. The ITRA (Illness risk and Labor Inventory) was applied, composed of four type Likert scales, with the frequency varying from 1 to 5: ECT (Labor Context Scale), ECHT (Human Cost at Labor Scale), EPST (Pleasure-Suffering at Work Scale), and EDRT (Labor-Related Injuries Scale). In the qualitative phase, ten professors were interviewed. The data analysis was carried out through descriptive and inferential statistics with the software SPSS 12.0, and for the qualitative results, the analysis was thematic content categorical. Based on the results, various marks of the health-illness process were identified. Health is related to the flexible elements of the working environment, the satisfaction for working in a new area, the liberty to express individual features, the cooperation and team spirit among peers, and the satisfactory relationship with students. Illnesses rise as a result of the working organization inflexibility, of the absence of the image of students, which generates intense written exchanges, of the self-demand to make oneself closer to the students, of the long hours in front of a computer screen, and of the difficulties to use the software. The illnesses are controlled, on one hand, by the use of defensive strategies. However, on the other hand, professors are subject to illnesses in face of the failure of the mediation and the observation of physical injuries. Results indicate that the investigated professors are subject to contradictions in the working environment that generate pleasure and suffering at the same time and favors the effective use of defenses which avoid illnesses, though health is in risk in case these defenses fail. For future researches, this research suggests the study of the working environment in distance learning in Brazil and the illnesses which strike professors in this context, and, in addition, the mapping of the professional categories which are able to utilize the subjective action, since such kind of resistance has been expanding in modern organizations. |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasilia, Instituto de Psicologia, 2006. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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