http://repositorio.unb.br/handle/10482/6393
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_Marta Carvalho N Pacheco.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Identidade e intertextualidade em narrativas de docentes e em textos de leis federais brasileiras, de 1960 a 2000 |
Autor(es): | Pacheco, Marta Carvalho de Noronha |
Orientador(es): | Magalhães, Maria Izabel Santos |
Assunto: | Oratória Expressão Narrativa (Retórica) Intertextualidade Análise do discurso |
Data de publicação: | 2006 |
Data de defesa: | 10-Mar-2006 |
Referência: | PACHECO, Marta Carvalho de Noronha. Identidade e intertextualidade em narrativas de docentes e em textos de leis federais brasileiras, de 1960 a 2000. 2006. 185 f. Tese (Doutorado em Lingüística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | O foco desta tese consiste na investigação acerca das questões de poder e dos modos de operação da ideologia, presentes em textos legislativos federais, desencadeadores da construção da identidade docente no Brasil, de 1960 a 2000; e acerca da reprodução, em narrativas de docentes, da representação constituída nesses documentos. Os documentos legislativos e as narrativas de docentes compõem o corpus desta pesquisa. O propósito de delinear identidades docentes, o processo de sua construção e as questões sociais implicadas nesse processo dá-se mediante: i) uma visão da escola como um instrumento potencial de mudança; ii) o entendimento da linguagem como prática social que constitui as identidades sociais, as quais não existem fora da representação; iii) a suposição de que a constituição de identidades se concretiza na relação entre intertextualidade e construção de sentido. Acerca da intertextualidade, busco identificá-la como aspecto textual das práticas discursivas na construção de uma identidade social. Parto da hipótese de que a identidade docente socialmente menos valorizada, característica dos dias de hoje, foi construída na materialidade dos textos legislativos federais – com o propósito de retirar o poder político de liderança (talvez questionador e transgressor) de significativa parcela do professorado – e incorporada socialmente. Por se tratar de uma pesquisa centrada em aspectos lingüísticos e ideológicos dos textos, sirvo-me: da Análise de Discurso Crítica como base teórica e metodológica, da teoria sobre os modos de operação da ideologia e dos conceitos de hegemonia, de intertextualidade e de identidade. Reconhecendo sua validade no desenvolvimento da ADC, no processo de coleta de narrativas, faço uso também do método etnográfico, com foco na entrevista oral. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The main objectives of this dissertation are to investigate the ways in which Brazilian teachers’ identities were represented in educational legislation in Brazil from 1960 to 2000 and to identify how and to what extent these representations are reproduced in contemporary teacher narratives. Today, teachers working in the Brazilian education system (including higher education) are not valued in the way they were in the midtwentieth century and their role as political actors has been diminished. The hypothesis guiding this study is that these shifts in the representation of teachers’ contribution to education can be traced in the changing discourses about education and about the role of educational institutions in Brazilian society, before, during and after the military dictatorship. The study focuses on: (1) the discourses and ideological orientations manifest in specific pieces of educational legislation in Brazil during the period from 1960 to 2000; (2) teachers’ own accounts of their professional experience at different points during this period. These accounts are being gathered by means of semi-structured interviews with teachers. This is an interdisciplinary study that draws on recent social and educational theory, theories of ideology, Critical Discourse Analysis, ethnography and narrative analysis. Language use (or discourse) is understood as a social and cultural practice which contributes to the construction of identities in specific institutional and historical sites. Intertextuality is taken to be a central element in representation and in identity construction. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula, 2006. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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