Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6374
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_SilveriaAparecidaBSchier.pdf547,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorôa, Maria Luiza Monteiro Sales-
dc.contributor.authorSchier, Silvéria Aparecida Basniak-
dc.date.accessioned2011-01-06T16:14:50Z-
dc.date.available2011-01-06T16:14:50Z-
dc.date.issued2011-01-06-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationSchier, Silvéria Aparecida Basniak. A concepção de linguagem utilizada no sistema EaD-UNITINS. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6374-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula, 2008.en
dc.description.abstractA pesquisa "A concepção de linguagem utilizada no Sistema EaD-UNITINS" constitui o resultado de análise de quatro aulas do material impresso para Educação a Distância produzido pelos professores autores da UNITINS. Meu objetivo foi caracterizar a concepção de linguagem utilizada no material impresso da UNITINS. Para realizar a análise do corpus, tive como base o estudo das concepções de linguagem e do sociointeracismo sob o ponto de vista de Vigotski (1993; 1996) e Bakhtin (1997). Para caracterizar a concepção de linguagem utilizada no material, identifiquei as marcas lingüísticas e estratégias discursivas, segundo Souza (2001, 2006), presentes nas quatro aulas e analisei de que forma essas marcas propiciam a interação. No término do estudo, comparei a concepção proposta com a metodologia e os processos de interação utilizados no material impresso. Os resultados da pesquisa demonstraram que, no material impresso examinado do Sistema EaD-UNITINS, há o predomínio da linguagem como forma ou processo de interação. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe research “The conception of language used at the EaD-UNITINS System” constitutes the result of analysis from four classes of the printed material for Long Distance Education produced by professors authors of UNITINS. My objective was to characterize the conception of language used at the printed material of UNITINS. To do the analysis of the corpus, I based on the study of conceptions of language and sociointeractionism under the point of view of Vigotski (1993; 1996) and Bakhtin (1997). To characterize the conception of language used at the material, I identified the linguistic marks and discursive strategies that were present at the four classes and I analysed how those marks do the interaction. At the end of the study, I compared the proposed conception with the methodology and the processes of interaction used at the printed material. The results of the research demonstrated that, at the printed material of the EaD-UNITINS System, there is a predominance of the language as a form or interaction process.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA concepção de linguagem utilizada no sistema EaD-UNITINSen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLinguagem e educaçãoen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.