Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6316
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoProfissionalPerspectivaInternacional..pdf187,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil
Outros títulos: Vocational training in an international comparative perspective and their repercussions for Brazil
La formation professionnelle dans une perspective internationale comparée et ses répercussions au Brésil
Educación profesional en una perspectiva internacional comparada y sus repercusiones en Brasil
Autor(es): Carvalho, Olgamir Francisco de
Kipnis, Bernardo
Assunto: Formação profissional
Educação comparada
Data de publicação: 2010
Referência: CARVALHO, Olgamir Francisco de; KIPNIS, Bernardo. Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil. Linhas críticas, Brasília, v. 16, n. 30, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhas/article/viewFile/1428/1064>. Acesso em: 21 dez. 2010.
Resumo: Este artigo tem por objetivo trazer alguns elementos como contribuição ao debate sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo por base a reflexão, em uma visão internacional comparada, sobre as experiências de alguns países que passaram por um processo de reforma dos seus sistemas. Nesse sentido, busca-se explicitar seu contexto, discutir seus principais conceitos embasadores, identificar seus elementos centrais e observar suas repercussões no Brasil. Os casos da Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Portugal são trazidos para iluminar o debate. Julga-se que os elementos analisados possam servir de contribuição ao debate do tema hoje, cotejando as políticas públicas estudadas com aquelas referentes à realidade brasileira. _______________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article aims at bringing out a few elements to contribute to the debate on Vocational and Technological Education in Brazil, based on experiences of a few countries which have gone through the process of reform of their systems, all in an international comparative view. In this sense, the context is made explicit, their main basic concepts are discussed, their central elements identified and their repercussions in Brazil are observed. The cases of Australia, Canada, South Correa and Portugal are brought into focus to enlighten the debate. However, it is considered that the elements analyzed may serve as a contribution to the debate of the theme outlined, comparing the public policies studied with those referring to the Brazilian reality. _______________________________________________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cet article vise apporter quelques éléments comme contribution au débat sur l’Éducation Professionnelle et Technologique au Brésil, ayant comme base une réflexion sur les expériences de quelques pays qui ont passé par un processus de réforme de ses systèmes, le tout dans une vision comparée internationale. Dans ce sens, l’on cherche à expliciter son contexte, discuter ses principaux concepts de base, identifier ses éléments centraux et observer ses répercussions au Brésil. Les cas de l’Australie, Canada, Corée du Sud et Portugal sont avancés pour illuminer le débat. Cependant, l’on juge que les éléments analysés puissent servir comme contribution au débat du thème en discussion, comparant les politiques publiques étudiées avec celles se référant à la réalité brésilienne. _______________________________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo traer algunos elementos como contribución al debate sobre la educación profesional y tecnológica en Brasil, teniendo por base la reflexión, en una visión internacional comparada, sobre las experiencias de algunos países, que pasaron por un proceso de reforma de sus sistemas. En ese sentido, se intenta explicitar su contexto, discutir sus principales conceptos embasadores, identificar sus elementos centrales y observar sus repercusiones en Brasil. Los casos de Australia, Canadá, Corea del Sur y Portugal son traídos para iluminar el debate del tema hoy, cotejando las políticas públicas estudiadas con aquellas referentes a la realidad brasileña.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons