Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6314
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DiscursoOrganizacional.pdf509,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Discurso organizacional como manifestação de poder : um estudo com executivos de empresas modernas
Otros títulos : Organizational discourse as a demonstration of power : a study with executives of modem companies
El discurso organizacional como manifestación de poder : un estudio con ejecutivos de empresas modernas
Autor : Pabst, Frederico Ricardo
Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto:: Discurso organizacional
Relações de poder nas organizações
Imaginário moderno
Fecha de publicación : oct-2008
Citación : PABST, Frederico; SIQUEIRA, Marcus Vinícius Soares. Discurso organizacional como manifestação de poder: um estudo com executivos de empresas modernas. Revista brasileira de gestão de negócios, São Paulo, v. 10, n. 29, p. 376-390, out./dez. 2008. Disponível em: <http://200.169.97.104/seer/index.php/RBGN/article/view/251/421>. Acesso em: 22 dez. 2010.
Resumen : Este artigo descreve a relação do executivo com o discurso organizacional da empresa moderna a partir do seu discurso formal: como o executivo interfere na sua construção, como ele se sujeita, e como ele contribui para a adesão do sujeito ao discurso organizacional. Fundamentada nos conceitos de sedução, fascínio e servidão voluntária e trabalhando na instância mítica, esta pesquisa apresenta uma nova leitura do imaginário moderno e do discurso organizacional. A metodologia empregada foi de pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semi-estruturadas com executivos de duas empresas modernas, líderes em suas organizações, que foram submetidas à categorização e à análise de discurso. Como resultado, foram apresentadas as descrições das relações dos executivos com os seus discursos organizacionais por meio de três categorias: submissão à vontade do dono, os preciosos recursos humanos e a supervalorização dos próprios predicados. Algumas das conclusões obtidas revelam que o executivo contribui para a construção do discurso organizacional, sujeitando-se de forma voluntária, simplesmente porque é favorável; assim como, pela mesma razão, contribui efetivamente para a adesão dos seus empregados, que ocorre por habitualidade, pelo comprometimento e pelo sonho do sucesso. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article describes the relationship between the executive and the organizational discourse of the modern company as it presents itself: how can the executive interfere with its creation, and the executive's degree of acceptance and contribution in disseminating the organizational discourse amongst employees. Based on concepts of seduction, fascination, submission, and voluntary servitude and working in the mythical instance, this research presents a new reading of modern imaginary and organizational discourse. Methodology includes qualitative research of semi-structured interviews with executives of two modern companies, which have been submitted to content analysis. The resulting research presents the description of executives and their relations with their organizational discourses using three categories: the compliance to the owners will, the precious human resources, and the overestimation of ones own predicates. The main conclusions are that the executive helps build the organizational discourse and is subjected to it in a natural and voluntary manner simply because it effectively contributes to acceptance within the employee ranks by habitualness, commitment and the dream of success. ___________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo describe la relación del ejecutivo con el discurso organizacional de la empresa moderna a partir de su discurso formal: como el ejecutivo participa en su construcción, como se amolda y como contribuye al consentimiento del sujeto al discurso organizacional. Fundamentada en los conceptos de seducción, fascinación y servilismo voluntarios y trabajando en la instancia mítica, esta investigación presenta una nueva lectura del imaginario moderno y del discurso organizacional. La metodologia utilizada fue la de investigación cualitativa por medio de entrevistas semiestructuradas con ejecutivos de dos empresas modernas, líderes en sus organizaciones, que se sometieron a la categorización y al análisis de discurso. Como resultado, se presentaron las descripciones de las relaciones de los ejecutivos con sus discursos organizacionales por medio de tres categorias: sumisión a la voluntad del dueño, los valiosos recursos humanos y la supervalorización de las propias virtudes. Algunas de las conclusiones obtenidas revelan que el ejecutivo contribuye a la construcción del discurso organizacional aceptándolo de forma voluntaria, simplemente porque es favorable; como también por la misma razón contribuye efectivamente al consentimiento de sus empleados, que ocurre por habitualidad, por compromiso y por el sueño del éxito
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6314/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.