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MarceloTeixeiradaSilveira.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.advisorMota, José Aroudo-
dc.contributor.authorSilveira, Marcelo Teixeira da-
dc.date.accessioned2010-12-22T17:32:42Z-
dc.date.available2010-12-22T17:32:42Z-
dc.date.issued2010-12-22-
dc.date.submitted2009-01-20-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Marcelo Teixeira da. Avaliação econômica dos riscos de acidentes de trânsito em rodovias federais brasileiras. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Econômica do Meio Ambiente)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6294-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Departamento de Economia, 2009.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir a problemática dos acidentes de trânsito e suas interfaces com aspectos relacionados ao ambiente onde ocorrem. Essas interfaces compreendem as condições físicas e ambientais do local do acidente, tanto da infraestrutura viária (pista simples, dupla, múltipla, trechos em tangente, curva etc.) como do entorno. O levantamento de dados foi efetuado por meio de survey, de modo que uma função de demanda pela redução do risco de acidentes no trânsito pudesse ter sido estimada com o uso da máxima Disposição a Pagar dos usuários das rodovias federais brasileiras. Essa função objetiva a estruturação de uma nova abordagem microeconométrica, por meio do entendimento de Modelos Lineares Generalizados, a fim de avaliar o grau de familiaridade entre as variáveis consideradas. A estimação dos dados foi realizada com base na distribuição de Poisson, que resultou em variáveis relevantes e indicadoras de políticas públicas voltadas à redução da ocorrência de acidentes de trânsito. Conclui-se que a função de demanda para redução dos riscos de acidentes de trânsito em rodovias federais brasileiras, estimada por meio da Disposição a Pagar média em R$ 5,57, está diretamente relacionada aos usuários das estradas de rodagem dos estados da Bahia, Pará e Pernambuco. Os resultados do presente trabalho permitem identificar a importância de se investir na construção de pontos de apoio ao longo das autovias e na educação para o trânsito. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work seeks to discuss traffic accidents and their relationships with the environment where they occur. The analysis encompasses the environmental and physical conditions of the accident site, as well as the highway infrastructure (single, double or multiple lanes, tangents, curves etc.), and the surroundings. The data collecting process was carried out through a survey, that allowed the estimation of a demand function for the reduction of the risk of being involved in a traffic accident, through the concept of a maximum willingness to pay of the users of the Brazilian federal interstate highway system. This demand function represents a new microeconometric approach that uses Generalized Linear Models in order to evaluate the degree of closeness between the variables considered in the model. The estimation has been done assuming a Poisson distribution, indicative in variables that are relevant and would point out to appropriate public policies aimed at reducing the number of accidents. We conclude that the demand for risk reduction in the Brazilian federal interstate highway system – estimated with a willingness to pay of R$ 5.57 – is related with the users of the roads of the states of Bahia, Pará e Pernambuco. We also concluded that appropriate policies would be higher investments to educate drivers on traffic safety rules, and in the construction of support areas along the roads.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação econômica dos riscos de acidentes de trânsito em rodovias federais brasileirasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAcidentes de trânsito - estatísticaen
dc.subject.keywordTransporte rodoviárioen
dc.subject.keywordEconomiaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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