http://repositorio.unb.br/handle/10482/6263
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PossibilidadeCritivasProfessores.pdf | 94,86 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu |
Autre(s) titre(s): | Professors' creative possibilities in post-graduation stricto sensu courses |
Auteur(s): | Barreto, Maribel Oliveira Martínez Mitjáns, Albertina |
Assunto:: | Criatividade Subjetividade Psicologia educacional |
Date de publication: | oct-2007 |
Référence bibliographique: | BARRETO, Maribel Oliveira; MARTINEZ MITJÁNS, Albertina. Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 24, n. 4, p. 463-473, out./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n4/v24n4a06.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-166X2007000400006. |
Résumé: | O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo identificar as possibilidades de professores de cursos de pós-graduação stricto sensu em tornar sua prática educativa e orientação acadêmica um processo de ensino-aprendizagem criativo e inovador. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudos de casos. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa foi embasada em González Rey. Foram realizadas entrevistas, durante um período de cinco meses. Quatro sujeitos participaram desta pesquisa, todos pesquisadores e professores de cursos de pós-graduação stricto sensu em Salvador-Bahia. Os professores reconheceram a importância da criatividade no contexto educacional e confirmaram a possibilidade de implementação de uma prática pedagógica e orientação acadêmica pautadas nos pressupostos da criatividade. Além disso, a pesquisa revelou a intenção dos dirigentes em introduzir inovações nos programas de pós-graduação. |
Abstract: | The present article presents the results of the research that aimed to identify the stricto sensu post-graduation educators' possibilities of turning their educational practice and academic orientation into a creative and innovative learning process. A qualitative research was accomplished with case studies analysis. The selection of instruments and research techniques were based on González Rey. Interviews were conducted throughout a five months period. Four subjects participated in this research, all of them were researchers and educators from the stricto sensu post-graduation in Salvador, Bahia. The educators admit the importance of creativity in educational context and confirm the possibility to implement the a pedagogical practice and an academic orientation ruled by creativity presupposition. Moreover, the research demonstrated the directors' intention in introducing innovations in the post-graduation programs. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400006 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons