http://repositorio.unb.br/handle/10482/6226
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_BuscaCompreensaoRelacoesFamiliaEscola.pdf | 61,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola |
Otros títulos : | Towards understanding parent school relationship |
Autor : | Polonia, Ana da Costa Dessen, Maria Auxiliadora |
Assunto:: | Aprendizagem Relação família-escola Desenvolvimento infantil |
Fecha de publicación : | dic-2005 |
Citación : | POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional (Impr.), Campinas, v. 9, n. 2, p. 303-312, dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v9n2/v9n2a12.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-85572005000200012. |
Resumen : | Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humano. Neste artigo teórico, apresentamos algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Os benefícios de uma boa integração e as implicações de uma falta de integração entre os dois contextos são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos, que vêm sendo focalizados nas pesquisas empíricas. Especial atenção é dada às concepções e tipos de envolvimento família-escola e às percepções de pais e professores sobre este envolvimento. Ao final, enfatizamos a necessidade de uma integração mais efetiva entre a família e a escola, respeitando as peculiaridades de cada segmento, e da implementação de pesquisas que levem em conta as inter-relações entre os dois contextos. |
Abstract: | Researchers and educators have showed an increasingly interest in the study of the relationship between family and school due to its importance for education and human development. In this theoretical article, we present some reflections about the importance of the family-school involvement and its impact on the learning process and child development. The benefits of a good integration between family and school as well as the implications of a lack of integration between them are briefly discussed. Moreover, we present some aspects of their relationships that have been focused on empirical research, emphasizing the conceptions and types of family-school involvement and teacher and parental perceptions about it. At the end, we move the focus to discuss the necessity of promoting a better integration between family and school, considering the peculiarities of each one, and implementing researches taking account of the interrelatedness between both contexts. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons