Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6150
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_LeisEscalaDinamica.pdf244,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Leis de escala e a dinâmica do crescimento em estruturas biológicas
Otros títulos : Scaling laws and the growth dynamics in biological structures
Autor : Penna, Andre Luiz Almeida
Oliveira, Fernando Albuquerque de
Assunto:: Leis de escala
Física
Biologia
Estruturas biológicas - crescimento
Fecha de publicación : 2008
Citación : PENNA, A.L.A.; OLIVEIRA, F.A. Leis de escala e a dinâmica do crescimento em estruturas biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 3301-1-3301-5, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v30n3/3301.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2010.
Resumen : Neste artigo vamos apresentar de forma sucinta e interdisciplinar a relação entre as leis de escala na física e a dinâmica do crescimento em estruturas biológicas. Inicialmente, serão discutidos os conceitos preliminares nos quais se baseiam as leis de escala aplicadas na biologia. Em seguida, usaremos a hipótese de similaridade de West para formular, de maneira didática e detutiva, uma equação diferencial generalizada para estudar o crescimento dos organismos em geral.
Abstract: In this article we will briefly present an interdisciplinary relationship between scaling laws in physics and growth dynamics in biological structures. First, will be discussed the preliminary concepts of the scaling laws applied in biology. By using the West similarity hypothesis, we formulate, in a deductive and didactic way, a generalized differential equation to study the growth of organisms in general.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6150/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons