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ARTIGO_EfeitosTreinamentoDesempenhos.pdf267,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional
Autor : Freitas, Isa Aparecida de
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto:: Avaliação de treinamento
Treinamento
Desempenho profissional
Marketing
Fecha de publicación : 2004
Citación : FREITAS, Isa Aparecida de; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional. RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 44-56, jul./set. 2004. Disponível em: <http://www16.fgv.br/rae/redirect.cfm?ID=2197>. Acesso em: 25 nov. 2010.
Resumen : O objetivo deste estudo foi desenvolver um método para identificar efeitos de treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização, combinação ainda rara na literatura científica. Foi realizado no Banco do Brasil, com 218 profissionais que fizeram um MBA em Marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários de auto e heteroavaliação. Nos questionários foi avaliada a contribuição do treinamento para a melhoria do desempenho individual e organizacional, e o suporte à transferência de treinamento. Nas entrevistas foram levantados indicadores de melhoria do desempenho organizacional para os maiores impactos percebidos pelos respondentes. Os resultados indicam que, para a maioria dos desempenhos individuais e organizacionais, o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo. A metodologia utilizada foi considerada adequada para a identificação de melhorias nos desempenhos organizacionais, percebidos como os mais afetados pelo treinamento. Também foram discutidas implicações metodológicas, teóricas e perspectivas futuras. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study’s objective was to develop a method for identifying training effects on performance, at individual and organizational levels, a still rare combination in the scientific literature. The study was made at Banco do Brasil, with 218 MBA in Marketing ex-trainees. Data collection included questionnaires for self and third party assessments and interviews. In the questionnaires, respondents have assessed the contribution of training for individual and organizational performance improvements, and organizational support for training transfer. In the interviews, indicators of organizational performance improvements were identified, based on the highest impacts perceived by the respondents. The results demonstrate that the perceived impact of training, for most part of individual and organizational performances, was considered between good and great. The methodology used was adequate to identify organizational performances improvement noticed as most affected by the training. Methodological and theoretical implications and future perspectives are discussed.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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