Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6059
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_BrincadeiraDesenvolvimentoInfantil.pdf542,26 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista
Autre(s) titre(s): Play and child development : a sociocultural constructivist approach
Auteur(s): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Branco, Angela Uchoa
Assunto:: Brincadeiras
Abordagem sociocultural
Desenvolvimento infantil
Educação de crianças
Date de publication: 2006
Référence bibliographique: QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005.
Résumé: Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.
Abstract: How and why do children play? What does such activity means in different cultures? These issues are discussed in this present paper, which stresses its relevance for the scientific understanding of child development. The concept of play according to different theorists is analyzed; especially those that conceive play as socially constructed activity. It is verified the role of pretend-play as an activity of representation and metarepresentation along child development. Finally on discusse how such theoretical ideas can be translated into educational practices within the contexts of child care and preschool settings, stressing the role of teacher in promoting child development and education.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6059/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons