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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6054
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Titre: Fear assessment in brazilian children : the relevance of dental fear
Autre(s) titre(s): Avaliação do medo em crianças brasileiras : a relevância no medo odontológico
Auteur(s): Moraes, Antônio Bento Alves de
Ambrosano, Gláucia Maria Bovi
Possobon, Rosana de Fátima
Costa Júnior, Áderson Luiz
Assunto:: Dental fear
Pediatric dentistry
Children
FSSC-R
Date de publication: 2004
Référence bibliographique: MORAES, Antônio Bento Alves de et al. Fear assessment in brazilian children: the relevance of dental fear. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v.20, n.3, p.289-294, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n3/a11v20n3.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722004000300011.
Résumé: O medo de dentista pode aumentar a duração do tratamento odontológico e produzir resultados aquém do esperado. As crianças exibem comportamentos de fuga ou esquiva que podem estar relacionadas à situação de tratamento odontológico. Este estudo investigou as principais fontes de medo, inclusive medo de dentista, em crianças, utilizando-se uma versão adaptada do FSSC-R. O instrumento foi aplicado a 549 crianças divididas em três grupos: G1 – crianças de escola particular; G2 – crianças de escola pública e; G3 – crianças de escola pública que foram avaliadas durante tratamento odontológico. Observaram-se escores mais elevados de medo para meninas, quando comparados a meninos. Considerando todos os grupos, a "injeção" foi o quinto estímulo de medo para G3, o oitavo para o G1 e o décimo quarto para o G2. Itens de relações familiares, como "discussão entre pais", "pais gritam com você" e "ouvindo meus pais discutindo", foram considerados geradores de medo, sugerindo que conflitos familiares podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos emocionais das crianças.
Abstract: ABSTRACT: Fear frequently interferes with dental treatment procedures, producing delays and poor technical quality results. Patients exhibit avoidance and escape behaviors that may be related to aversive childhood experiences in dental treatment situations. The aim of this study was to identify the most frequent children's fears, including dental ones, using an adaptation of the FSSC-R. This instrument was used to assess 549 children divided in three groups: (G1) private school children, (G2) public school children and (G3) public school children who were surveyed during dental treatment. Results indicated higher dental fear scores for females when compared with male children. Considering all groups studied, "injection" was the 5th higher fear for the group G3, 8th for the group G1 and 14th for the group G2. Family relationship items such as "parents fighting", "parents yelling at you", "hearing my parents argue", were considered frequent fears, suggesting that family conflicts may contribute to children's emotional problems.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000300011
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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