Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6050
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_DesenvolvimentoMoral.pdf51,36 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Desenvolvimento moral : considerações teóricas a partir de uma abordagem sociocultural construtivista
Autre(s) titre(s): Approaching the issue of moral development from a sociocultural constructivist perspective
Auteur(s): Martins, Lincoln Coimbra
Branco, Angela Uchoa
Assunto:: Crenças
Valores
Socialização
Desenvolvimento moral
Date de publication: 2001
Référence bibliographique: MARTINS, Lincoln Coimbra; BRANCO, Angela Uchôa. Desenvolvimento moral: considerações teóricas a partir de uma abordagem sociocultural construtivista. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v. 17, n. 2, p. 169-176, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v17n2/7877.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722001000200009.
Résumé: Partindo da análise de trabalhos tradicionalmente realizados na área de desenvolvimento moral, o artigo sinaliza a necessidade de desenvolver uma abordagem teórica que trate o tema dentro de um enfoque que considere os aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos. A questão central reside em abordar de forma sistêmica e integrada a dinâmica do desenvolvimento moral do indivíduo, resgatando a dimensão interativa e contextual envolvida na resolução dos conflitos morais e no desenvolvimento de crenças e valores. O trabalho parte dos pressupostos da perspectiva histórica socio-cultural construtivista do desenvolvimento humano, explicitando as exigências metodológicas implicadas na adoção dos conceitos e categorias utilizados no âmbito de tal perspectiva.
Abstract: Considering the literature on moral development research and theory, we argue for the need to develop a theoretical approach that takes into account all different aspects or dimensions of human development, such as affection, cognition, and contextual embedding. The complexities of the phenomena requires investigators to analyze the dynamics of the individual's moral development within a systemic and integrated framework, rescuing the interactive and contextual dimension involved in the resolution of moral conflicts, and the construction of values and beliefs. Elaborating on the assumptions and principles of a sociocultural construtivist perspective for the study of human development, we consider the methodological demands implied by the adoption of such a systemic framework.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000200009
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6050/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons