http://repositorio.unb.br/handle/10482/6026
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2010_AdrianaSantosdeVasconcelos.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A relação de troca artístico-criativa entre preparador de atores, ator e diretos em Bicho de Sete Cabeças (2000) de Laís Bodanzky e o Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz |
Autor : | Vasconcelos, Adriana Santos de |
Orientador(es):: | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de |
Assunto:: | Atores Cinema brasileiro Arte e cinema |
Fecha de publicación : | 30-nov-2010 |
Data de defesa:: | 22-mar-2010 |
Citación : | VASCONCELOS, Adriana Santos de. A relação de troca artístico-criativa entre preparador de atores, ator e diretos em Bicho de Sete Cabeças (2000) de Laís Bodanzky e o Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz. 2010.186 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumen : | As especificidades da linguagem do cinema tornam o diálogo artístico-criativo entre o diretor e o ator um fundamento primordial no bom resultado de uma atuação na cena cinematográfica. No cinema nacional observou-se nesta primeira década do século XXI a incorporação de um novo profissional que veio participar desse diálogo, o preparador (a) de atores. Analisando o trabalho desses três profissionais em dois longasmetragens brasileiros – Bicho de sete cabeças (2000) de Laís Bodanzky e O Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz – esta pesquisa visa traçar um olhar sobre esse diálogo e a relação artístico-criativa que se estabeleceu entre atores, diretores e preparadores nesses dois filmes para melhor compreensão do trabalho de direção e atuação no cinema brasileiro contemporâneo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Cinema’s language specificities have transformed the artistic and creative dialogue between director and actor into fundamental grounding for successful performance within a film scene. In the first decade of this century, the Brazilian cinema registered the incorporation of a new professional and participant in this artistic dialogue: the acting coach. By analyzing the work of these professionals in two Brazilian feature-length motion pictures – Lais Bodansky’s Bicho de sete cabeças (2000) and Suely in the Sky (2006) by Karim Aïnouz – this research aims to investigate this dialogue and the artistic-creative relationship which developed amongst the actors, directors and coaches in these two films for a better understanding of directing and acting work in present-day Brazilian cinema. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2010. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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