Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5972
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_LeiturasAfricaContemporanea.pdf97,02 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Leituras sobre a África contemporânea : representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História
Auteur(s): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto:: África contemporânea
Livros didáticos
Representações
Date de publication: 2009
Référence bibliographique: OLIVA, Anderson Ribeiro. Leituras sobre a África contemporânea: representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 22, n. 40, p. 141-151, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/4545>. Acesso em 22 nov. 2010.
Résumé: O tratamento concedido a história da África Contemporânea nos livros didáticos de 5ª a 8ª série é o objeto principal do presente artigo. O enfoque eleito e as questões levantadas articulam-se em torno de uma reflexão central: o quanto os textos, imagens e interpretações apresentadas pelos livros escolares divergem ou convergem em relação ao chamado imaginário brasileiro construído sobre a África e os africanos. Observamos a existência de uma análise superficial das trajetórias recentes dos países e sociedades africanas e uma repetição das representações e estereótipos divulgados sobre o continente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The treatment given to history of Contemporary Africa in textbooks of 5 th to 8 th grade is the main subject of this article. The focus elected and the issues raised are articulated around a central consideration: how the texts, images and interpretations made by school books diverge or converge in relation to the so-called imaginary Brazilian built on Africa and the Africans. As a general framework it is a superficial analysis of the recent trajectories of the countries in African societies in a repeat of representations and stereotypes disclosed on the continent.
Description: 11 p. : il.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/5972/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons