Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5972
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LeiturasAfricaContemporanea.pdf97,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Leituras sobre a África contemporânea : representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História
Autor(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: África contemporânea
Livros didáticos
Representações
Data de publicação: 2009
Referência: OLIVA, Anderson Ribeiro. Leituras sobre a África contemporânea: representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 22, n. 40, p. 141-151, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/4545>. Acesso em 22 nov. 2010.
Resumo: O tratamento concedido a história da África Contemporânea nos livros didáticos de 5ª a 8ª série é o objeto principal do presente artigo. O enfoque eleito e as questões levantadas articulam-se em torno de uma reflexão central: o quanto os textos, imagens e interpretações apresentadas pelos livros escolares divergem ou convergem em relação ao chamado imaginário brasileiro construído sobre a África e os africanos. Observamos a existência de uma análise superficial das trajetórias recentes dos países e sociedades africanas e uma repetição das representações e estereótipos divulgados sobre o continente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The treatment given to history of Contemporary Africa in textbooks of 5 th to 8 th grade is the main subject of this article. The focus elected and the issues raised are articulated around a central consideration: how the texts, images and interpretations made by school books diverge or converge in relation to the so-called imaginary Brazilian built on Africa and the Africans. As a general framework it is a superficial analysis of the recent trajectories of the countries in African societies in a repeat of representations and stereotypes disclosed on the continent.
Informações adicionais: 11 p. : il.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons