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Título : O valor do silêncio na atitude educativa do homem : uma ontologia do silêncio na escola
Autor : Morais, Jackelyne Ribeiro Cintra
Orientador(es):: Tunes, Elizabeth
Assunto:: Silêncio
Escolarização
Ensino e aprendizagem
Fecha de publicación : 18-nov-2010
Citación : MORAIS, Jackelyne Ribeiro Cintra. O valor do silêncio na atitude educativa do homem: uma ontologia do silêncio na escola. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : O presente estudo trata do silêncio na escola sob a perspectiva do inter-humano. Apoiandonos na presença-palavra de Martin Buber, tentamos ver o silêncio sob a perspectiva da dualidade da atitude do homem: como um silêncio dialógico ou como um silêncio que issifica a vida do homem. Realiza-se, portanto, uma espécie de antropologia do silêncio na escola, buscando compreender a atitude do homem face às ocorrências do silêncio na educação, identificando as formas de silêncio que a escola tem incorporado em suas atividades, bem como qual o valor do silêncio que o homem tem aprendido com a escolarização. Apresentando uma metodologia própria, dimensionada pelo propósito aqui buscado, pretendemos, por um lado, adentrar o universo de uma sala de aula, observando as atitudes educativas de professores e alunos, e, por outro, atentar para fatos decorridos nos bastidores da escola que nos permitiram também observar e, sobretudo, sentir o silêncio ali presentificado. Tais fatos observados e sentidos magicizaram-se em narrativas, compondo esteticamente textos literários inseridos no formato de um livro, cujas páginas permearam as linhas deste estudo. Na escola, tal como estruturada, constatou-se que o silêncio se perfaz na desresponsabilização pelo humano, apresentando-se impositivo, e, portanto, nos moldes do silenciamento. Mas, tomando o olhar por um segundo foco, incidindo numa situação nãoconvencional de ensino-aprendizagem, pode-se constatar que o silêncio dialógico pode acontecer, bem como apresentar um valor educativo, quando as pessoas se apresentam disponíveis para ir ao encontro autêntico com alteridades, quando se percebe o outro em sua inteireza, quando se apresenta vulneravelmente no reconhecimento das próprias finitudes e limitações, quando se escolhe renovar a resposta a alguém que se toma por um Tu e não por um Isso, quando se propiciam condições para uma verdadeira convivencialidade educativa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work deals with the silence at school from the point of view of the inter-human. Based on the presence-word of Martin Buber, we seek to understand the silence from the perspective of the duality of human actions: as a dialogic silence or as a silence in mode I-It. Therefore, a type of anthropology of silence in the school is accomplished with the aim of understanding the attitude of men when facing the occurrences of silence in the education, when recognizing the forms of silence that the school has incorporated in its activities, as well as which the value of the silence that the man has learned with the schooling. Presenting a methodology congruous with the intention here, it was intended, in one hand, to enter the universe of a classroom, being observed the educative attitudes of teachers and students, and, in the other hand, pay attention to facts outside the school, which also allowed us to observe and, especially, feel the silence made-present. These facts established narratives, aesthetically composing literary texts in the format of a book, whose pages permeated the lines of this study. At school, as it is structured, it was found that the silence makes the disclaimer for the human, presenting itself as imposing, and therefore, as similar to silencing. But, focusing on a situation of non-conventional teaching and learning, it can be perceived that the dialogic silence can happen, and can present educative value, when people make themselves available to genuinely meet otherness, when they perceive the other entirely, when they present themselves vulnerably in recognizing their finitude and limitations, when they choose to renew the answer to someone who is seen as You, and not as This, they propitiates conditions for a true educational conviviality.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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