Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5918
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TrajetoriasPerdemrReencontram.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trajetórias que se perdem e que se reencontram : declaração da existência de uma "Nova Nova Geografia"
Autor(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Perez Filho, Archimedes
Assunto: Nova Geografia
Ciência
Epistemologia
Data de publicação: 2009
Referência: REIS JÚNIOR, Dante Flávio da Costa; PEREZ FILHO, Archimedes. Trajetórias que se perdem e que se reencontram : declaração da existência de uma "Nova Nova Geografia". Espaço e Geografia (UnB), v. 10, p. 31-80, 2009. Disponível em: <http://vsites.unb.br/ih/novo_portal/portal_gea/lsie/revista/arquivos/vol%2012%20mumero%201%202009/2009_n1/eg2009_31_80.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2010.
Resumo: A ciência tem significados variados, da mesma forma como são variadas as interpretações que se dão a sua natureza progressiva. Em seu evoluir, um detalhe que chama a atenção é a aproximação conceitual das disciplinas. Sustentamos que esta aproximação é um vestígio de que elas possuem uma origem comum, a qual favorece que seus objetos sejam visualizados segundo modelos análogos (mas não reducionistas!) do tipo sistêmico. A Geografia é uma disciplina que se serve de modelos explanatórios – de natureza matemática, fisicista e biológica – desde os anos cinqüenta do passado século. E ainda que os geógrafos atuais não considerem mais a relevância da Nova Geografia, entendemos que é esta escola que fincou as estacas para que o acolhimento dos conceitos sistêmicos mais contemporâneos fosse possível. __________________________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
La science a des significations différentes; de la même façon, sont variées les interprétations qu’on donne à sa nature progressive. L’approche conceptuelle des disciplines est un détail remarquable dans l’évolution scientifique. Nous soutenons que cette approche est une trace qui permet de déduire que ces disciplines possèdent une origine commune, laquelle stimule la conception suivante: leurs objets peuvent être vus en tant que modèles analogiques (non réductionistes, néanmoins!) du type systémique. La Géographie est une discipline qui se sert de modèles d’explication – de nature mathématique, physiciste, biologique – depuis les années cinquante du siècle passé. Et même si les géographes d’aujourd’hui ne considèrent plus l’importance de la Nouvelle Géographie, nous la comprenons comme l’École qui a tout à fait favorisé l’accueil des concepts systémiques contemporains.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.