http://repositorio.unb.br/handle/10482/5863
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2010_AndreCastroSena.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Processos e redes de aprendizagem em uma organização não governamental |
Auteur(s): | Sena, André de Castro |
Orientador(es):: | Odelius, Catarina Cecília |
Assunto:: | Aprendizagem organizacional Relações humanas Redes de relações sociais Organizações não-governamentais |
Date de publication: | 11-nov-2010 |
Data de defesa:: | jui-2010 |
Référence bibliographique: | SENA, André de Castro. Processos e redes de aprendizagem em uma organização não governamental. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Résumé: | Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de caracterizar e de identificar, em uma organização não governamental, relações existentes entre aprendizagem em organizações e redes sociais, quanto a conteúdos transacionados e processos de aprendizagem. O estudo fundamenta-se em literatura que trata de organizações não governamentais, aprendizagem organizacional e redes de aprendizagem em organizações. Foram utilizados métodos qualitativos para coleta e análise dos dados. Os dados foram levantados por meio de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que trabalharam em uma organização não-governamental em um determinado espaço temporal (2007-2008) pedindo-lhes que relatassem quais eram as pessoas mais importantes para o desempenho de suas funções naquele momento, o que aprenderam com essas pessoas e por meio de que processos de aprendizagem. Foram depreendidas, das dezesseis entrevistas realizadas, 573 ocorrências de conteúdos aprendidos. As ocorrências foram agrupadas em onze categorias: Artes & cultura, Comportamento para o trabalho, Condução de oficina, Estímulo ao próprio desenvolvimento, Fundamentação, Gestão, Projeto, Referência pessoal, Relacionamento com atores externos, Técnica e Visão da organização. Em seguida procedeu-se à identificação dos processos por meio dos quais tais conteúdos haviam sido aprendidos. Os processos de aprendizagem foram agrupados em nove categorias: Apropriação, Atividade, Convivência, Ensinar, Feedback, Material, Observação, Sugestão / indução e Supervisão. Foram identificadas também onze redes de aprendizagem operando na organização estudada, cada rede sendo caracterizada pelo conteúdo transacionado, de acordo com as onze categorias onde foram agrupados os diferentes conteúdos aprendidos. Das onze redes identificadas, as seis que apresentam mais de vinte relações entre seus membros foram analisadas em seus aspectos estruturais, nos conteúdos transacionados nas relações mais relevantes e nos processos por meio dos quais tais conteúdos foram transacionados. Quanto aos aspectos estruturais, foram identificados, para cada rede: quantidade de relações efetivas, quantidade de atores, distância geodésica média, diâmetro, densidade, cutpoints, relações recíprocas, quantidade de relações por ator (total, quantidade de relações em que ensina, quantidade de relações em que aprende). Quanto aos conteúdos transacionados nas relações mais relevantes foram indicadas e analisadas as relações estabelecidas pelos atores que ensinam e que aprendem a maior quantidade de conteúdos. Eventualmente foram analisadas as relações estabelecidas por atores com resultado numérico menos relevante porém ocupando posição de destaque em relação ao papel dos conteúdos transacionados na dinâmica organizacional. Quanto aos processos por meio dos quais os conteúdos de aprendizagem foram transacionados em cada rede, foram contabilizadas as ocorrências de cada um dos nove processos identificados. Nas ocorrências em que identificou-se que a especificidade do processo impactou de maneira diferenciada a dinâmica da rede de aprendizagem procedeu-se à análise mais detalhada da relação entre processo, conteúdo transacionado e configuração da rede. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of this master thesis was to characterize and identify relationships between learning in organizations and social networks about transacted content and learning processes in a non-governmental organization. The study is based on literature that deals with non-governmental organizations, organizational learning and learning networks in organizations. Qualitative methods were used for data collection and data analysis. Data were collected through documentary research and semi-structured interviews. We interviewed sixteen people who worked in a nongovernmental organization in a particular timeline (2007-2008) asking them to report what were the people most important to the performance of their duties at the time, what they learned with them and through wich learning processes. From the sixteen interviews were inferred 573 learning occurrences. The events were grouped into eleven categories: Arts & Culture, Behavior to work, Workshop leading, Stimulation of one’s development, Rationale, Management, Project, Personal reference, Relationship with external actors, Technique and Vision of the organization. Next step was to identify the processes by which such content had been learned. The learning processes were grouped into nine categories: Appropriation, Activity, Acquaintanceship, Teaching, Feedback, Material, Observing, Tip / induction and Supervision. Were also identified eleven learning networks operating in the organization studied, each network characterized by the content transacted, according to the eleven categories in which were grouped the different content learned. Six out of the eleven networks identified that have more than twenty relationships among its members were analyzed in their structural aspects, contents traded in relations more relevant and in the processes by which such contents were traded. Regarding structural aspects were identified for each network: number of effective relations, amount of actors, average geodesic distance, diameter, density, cutpoints, reciprocal relations, amount of relationships per actor (total, amount of relationships in wich the actor teaches, amount of relationships in wich the actor learns). As for the contents traded in most relevant relationships the relationships established by actors who teach and learn most were displayed and analyzed. Eventually we analyzed the relationships established by actors with the numerical result less relevant but occupying a prominent position on the role of content traded on the organizational dynamics. Regarding the processes by which learning content were traded on each network, the occurrences of each of the nine processes identified were counted. In the occurrences where it was identified that the specificity of the process differently impacted the dynamics of the learning network it was made a more detailed analysis of the relationship between process, content transacted and network configuration. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2010. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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