Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51718
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ConstrucaoProfissionalProfessor.pdf974,76 kBAdobe PDFView/Open
Title: A construção profissional do/da professor/professora de matemática à luz da psicanálise : dois mundos e uma identidade
Other Titles: The professional construction of the mathematics teacher in the light of psychoanalysis : two worlds and one identity
La construcción profesional del profesor de Matemáticas a la luz del Psicoanálisis: dos mundos y una identidad
Authors: Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Fraz, Joeanne Neves
Moreira, Geraldo Eustáquio
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6679-8439
https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
metadata.dc.contributor.affiliation: Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Assunto:: Identidade profissional
Professores - formação
Educação matemática
Psicanálise
Issue Date: 20-Sep-2024
Publisher: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná
Citation: LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A construção profissional do/da professor/professora de Matemática à luz da Psicanálise: dois mundos e uma identidade. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 16, n. 39, p.1-21, e-2024041, set./dez.2024. DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9059. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/nupem/article/view/9059. Acesso em: 21 fev. 2025.
Abstract: A escolha pela carreira docente, em especial na área da Matemática, pode ser fortemente influenciada pelo inconsciente, conceito inerente à Psicanálise, visto que envolve fatores intrínsecos à identidade, ao desejo e à subjetividade do indivíduo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o que envolve a escolha profissional docente da/pela disciplina de Matemática sob a luz da Psicanálise. Estudo de abordagem qualitativa, caráter exploratório e natureza analítico-descritiva, cujo procedimento utilizado foi o questionário. Colaboraram com a pesquisa 54 docentes de Matemática do Distrito Federal. Observou-se que, ao utilizar a Psicanálise para compreender a necessária transformação das práticas educacionais, os docentes não se predispõem a formar um arsenal teórico-metodológico para atualizá-las e que a compreensão da dinâmica que permeia a escolha profissional pode ajudar os profissionais que nela atuam a lidar com os desafios da profissão e no desenvolvimento de estratégias eficazes para motivar e engajar os estudantes no aprendizado da Matemática.
Abstract: The choice of a teaching career, especially in the area ofmathematics, can be strongly influenced by the unconscious, a concept inherent to psychoanalysis, since it involves factors intrinsic to the individual’s identity, desire and subjectivity. This research aims to analyze what influences the professional choice of teaching Mathematics under the light of Psychoanalysis. This is a qualitative study with an exploratory approach and an analytical-descriptive nature, using a questionnaire as the procedure. Fifty-four mathematics teachers from the Federal District,Brazil, took part in the study. It was observed that when using psychoanalysis to understand the necessary transformation of educational practices, teachers are not inclined to form a theoretical-methodological arsenal to update them. Moreover, understanding the dynamics that permeate the professional choice can help professionals in the field to deal with the challenges of the profession and develop effective strategies to motivate and engage students in learning Mathematics.
Resumen: La elección por la carrera docente, especialmente en el área de Matemáticas, puede estar fuertemente influenciada por el inconsciente, concepto inherente al Psicoanálisis, ya que involucra factores intrínsecos a la identidad, al deseo y a la subjetividad del individuo. Esta investigación tiene como objetivo analizar lo que implica la elección profesional docente de/por la asignatura de Matemáticas a la luz del Psicoanálisis. Se trata de un estudio de abordaje cualitativa, de carácter exploratorio y de naturaleza analítica-descriptiva, cuyo procedimiento utilizado fue el cuestionario. Participaron de la investigación 54 profesores de Matemáticas del Distrito Federal. Se observó que al utilizar el Psicoanálisis para comprender la necesaria transformación de las prácticas educativas, los docentes no se predisponen a formar un arsenal teórico-metodológico para actualizarlas y que la comprensión de la dinámica que permea la elección profesional puede ayudar a los profesionales que trabajan en ella a enfrentar los desafíos de la profesión y a desarrollar estrategias eficaces para motivar y comprometer a los estudiantes en el aprendizaje de las Matemáticas.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.39.9059
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51718/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.