Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51674
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
DanielyMendoncaESilva_DISSERT.pdf1,05 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Bem e verdade : a gênese conceitual do belo em Tomás de Aquino e a relação com os transcendentais
Auteur(s): Silva, Daniely Mendonça e
Orientador(es):: Fernandes, Marcos Aurélio
Assunto:: Aquino, Tomás, -1274
Beleza
Criador e criatura
Verdade
Bem e mal
Deus
Transcendentais
Date de publication: 19-fév-2025
Référence bibliographique: SILVA, Daniely Mendonça e. Bem e verdade: a gênese conceitual do belo em Tomás de Aquino e a relação com os transcendentais. 2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Nesta pesquisa investiga-se a gênese conceitual da beleza por meio do pensamento de Tomás de Aquino, e sua relação com o bem e a verdade, também chamados de transcendentais. O primeiro capítulo aborda a ideia de que a beleza é similar ao Filho como pessoa divina, examinando como essa semelhança é compreendida por meio da relação entre Imagem, Filho e Beleza. A discussão se estende à natureza do Filho como pessoa divina e à relação entre criatura e Criador, destacando as diferenças e semelhanças entre o Verbo divino e a formação de imagens mentais na alma humana. O segundo capítulo explorará os elementos constituintes da beleza, como integridade, proporção e claridade, que são equiparados ao Filho. Por fim, no terceiro capítulo, será discutido a relação entre o bem e o belo, investigando como o bem se fundamenta não apenas na causa eficiente, mas também na causa formal, e relacionando o prazer do belo com o Amor divino, especialmente refletido na alma humana que é inclinada ao bem por amor.
Abstract: This research investigates the conceptual genesis of beauty through the thought of Thomas Aquinas and its relationship with goodness and truth, also called transcendentals. The first chapter treats the idea that beauty is similar to the Son as a divine person, examining how this similarity is understood through the relationship between the Image, Son, and Beauty. The discussion extends to the nature of the Son as a divine person and the relationship between the creature and Creator, highlighting the differences and similarities between the divine Word and the formation of mental images in the human soul. The second chapter explores the constituent elements of beauty, such as integrity, proportion, and clarity, which are equated with the Son. Finally, the third chapter discusses the relationship between the good and the beautiful, investigating how the good is based not only on the efficient cause but also on the formal cause, and relating the pleasure of the beautiful to divine Love, especially reflected in the human soul inclined toward the good out of love.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51674/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.