http://repositorio.unb.br/handle/10482/51661
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
VictoriaAlmeidaCorreiaPortoPraca_DISSERT.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A liderança no ambiente escolar : uma análise visando à implementação de políticas públicas |
Authors: | Praça, Victória Almeida Corrêia Porto |
Orientador(es):: | Castioni, Remi |
Assunto:: | Liderança Direção escolar Gestão escolar |
Issue Date: | 18-Feb-2025 |
Data de defesa:: | 23-Dec-2024 |
Citation: | PRAÇA, Victória Almeida Corrêia Porto. A liderança no ambiente escolar: uma análise visando à implementação de políticas públicas. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho objetiva de modo geral compreender como o modelo de gestão escolar, personificado pelo diretor, pode traduzir diferentes entendimentos de liderança transformacional, no contexto formativo da Mentoria de Diretores Escolares no DF, e de modo específico: 1) coletar entendimentos acerca do conceito e da aplicação de liderança no imaginário escolar; 2) analisar como os líderes formais, Diretores, podem influenciar na comunidade escolar; 3) analisar como a liderança pode associar-se à implementação (ou não) de políticas públicas no âmbito educacional e escolar, inclusive sob a ótica do projeto formativo de diretores. A autoridade formal das lideranças estudadas, na escola, repercute na criação de uma política, individual e coletiva, tal qual engrenagem silenciadora ou transformativa, capaz de reprimir ou revelar conflitos importantes para o desenvolvimento da humanidade e imprimir um poder de influência decisória sob as dialógicas e as dialéticas da socialização, da criação de simbolismos e da visão de mundo abarcada. A metodologia qualitativa explora, aqui, o rompimento com paradigmas clássicos, a construção da intelectualidade coletiva, a partir de uma cientificidade crítica e reflexiva, e o estudo de significantes e significados formativos e operacionais da liderança no âmbito escolar, utilizando-se da revisão de literatura, da observação e da aplicação de entrevistas semiestruturadas para a coleta e a sistematização de dados e informações. A pesquisa seguiu princípios éticos e foi validada junto à equipe executiva do programa e à Secretaria de Educação do DF, sendo justificada pelo papel institucional, democratizante, universalizante e emancipador da escola, sob a ótica do diretor como figura decisória, influente em maior ou menor grau na cultura ambiental, no desempenho dos estudantes, na visão político-pedagógica adotada e na consolidação de um projeto de sociedade. Nesse viés, foi possível identificar o diretor escolar como figura imersa nas injunções paradoxais, agente e sujeito em processos organizacionais, catárticos e críticos, enquanto lida com a sobrecarga de demandas, a sublimação e o atendimento de pessoas. A liderança e a gestão escolar associadas ao imaginário simbólico conectam-se com “gente”, com relações de dependência, colaboração e divisão de poder, enquanto assumem frente burocrática, regulamentar, financeira e legal. O diretor escolar promove a sua influência em instâncias diferentes, tal qual variável direta e também indireta do alcance e da aplicabilidade de soluções para problemáticas educacionais e escolares, tanto quanto é capaz de priorizar agendas políticas, projetos educacionais e condicionar a efetividade de algumas políticas públicas, em seu contexto de autonomia controlada. |
Abstract: | The present work aims, in general, to understand how the school management model, personified by the principal, can translate different understandings of transformational leadership, in the formative context of Mentoring School Directors in the DF, and specifically: 1) collect understandings about the concept and the application of leadership in the school imagination; 2) analyze how formal leaders, Directors, can influence the school community; 3) analyze how leadership can be associated with the implementation (or not) of public policies in the educational and school sphere, including from the perspective of the training project for principals. The formal authority of the leaders studied at school has repercussions on the creation of an individual and collective policy, such as a silencing or transformative mechanism, capable of repressing or revealing important conflicts for the development of humanity and imparting a power of decision-making influence under dialogical dialogues. and the dialectics of socialization, the creation of symbolism and the worldview embraced. The qualitative methodology explores, here, the break with classical paradigms, the construction of collective intellectuality, based on a critical and reflective scientificity, and the study of formative and operational signifiers and meanings of leadership in the school context, using the review of literature, observation and the application of semi-structured interviews to collect and systematize data and information. The research followed ethical principles and was validated with the program's executive team and the DF Education Department, being justified by the institutional, democratizing, universalizing and emancipating role of the school, from the perspective of the director as a decision-making figure, influential to a greater or lesser extent. degree in environmental culture, student performance, the political-pedagogical vision adopted and the consolidation of a society project. In this sense, it was possible to identify the school director as a figure immersed in paradoxical injunctions, agent and subject in organizational, cathartic and critical processes, while dealing with the overload of demands, sublimation and caring for people. School leadership and management associated with the symbolic imaginary connect with “people”, with relationships of dependence, collaboration and division of power, while assuming a bureaucratic, regulatory, financial and legal front. The school director promotes his influence in different instances, as a direct and also indirect variable in the scope and applicability of solutions to educational and school problems, as much as he is capable of prioritizing political agendas, educational projects and conditioning the effectiveness of some public policies, in its context of controlled autonomy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.