http://repositorio.unb.br/handle/10482/51632
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SamanthaSoaresDosSantos_DISSERT.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A área do teatro nos documentos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal : análise da prestação de informações (2009-2012) |
Authors: | Santos, Samantha Soares dos |
Orientador(es):: | Carrijo, Elizangela |
Assunto:: | Fundo de Apoio à Cultura Teatro - Distrito Federal (Brasil) Prestação de informações Documentos - análise |
Issue Date: | 18-Feb-2025 |
Data de defesa:: | 10-Jan-2025 |
Citation: | SANTOS, Samantha Soares dos. A ÁREA DO TEATRO NOS DOCUMENTOS DO FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL: Análise da Prestação de Informações (2009-2012). 2025. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Abstract: | O Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) é um fundo de natureza contábil, com função de financiar projetos artísticos e culturais. Esta dissertação de mestrado parte do objetivo principal de analisar a área do teatro no Distrito Federal (DF) nos documentos de prestação de informações do FAC/DF (2009-2012), tendo como objetivos específicos: (i) contextualizar o teatro da cidade e o FAC/DF; (ii) encontrar e acessar a documentação na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec/DF); e (iii) analisar a área teatral nos documentos de prestação de informações, entre 2009 e 2012. Para responder a essas inquietações, o texto está composto por três capítulos. O primeiro apresenta a cidade e o teatro no DF e, de igual maneira, o FAC como instrumento de fomento cultural, destacando sua estrutura, os editais e a relação com as manifestações teatrais locais. O segundo capítulo aborda os desafios relacionados à gestão documental na Secec/DF, incluindo os canais de informação, o estado do acervo físico e digital e as dificuldades de acesso a informações sobre o FAC/DF. Por fim, o terceiro descreve e analisa os projetos da área do teatro apoiados pelo FAC/DF e apontados nos documentos de prestações de informações. A metodologia tem predominância na abordagem qualitativa e foi dividida em quatro etapas: (i) levantamento bibliográfico; (ii) contatos institucionais e mapeamento de documentação; (iii) coleta de dados nos documentos do FAC/DF, acrescida das informações dos sistemas Sicop, DODF, jornais e páginas da internet que foram identificadas e descritas ao longo da dissertação; e (iv) análise do material coletado. Os resultados trazem um quadro-síntese criado com projetos e informações gerais da área teatral apoiados pelo FAC/DF entre 2009 e 20212. A partir desse quadro-síntese, foi possível compreender o impacto da arte na inclusão e no desenvolvimento social da cidade; identificar 164 espaços teatrais usados pelos artistas; visualizar na distribuição geográfica das Regiões Administrativas (RA) do DF a concentração de recursos e iniciativas em áreas como Planaltina e Asa Sul, enquanto regiões como Estrutural, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante receberam menos. Por fim, a pesquisa percebe a importância dos registros do agente cultural que preenche os relatórios do FAC/DF. Essa documentação gera histórias da produção local, canal de diálogo entre artistas e instituições controladoras e indicadores que podem dar base para futuras e necessárias políticas públicas voltadas para o teatro no DF. |
Abstract: | The Cultural Support Fund of the Federal District (FAC/DF) is an accounting-based fund designed to finance artistic and cultural projects. This master's dissertation aims to analyze the theater sector in the Federal District through the FAC/DF's reporting documents (2009–2012), with the following specific objectives: (i) to contextualize the city and the FAC/DF; (ii) to locate and access documentation at the Secretariat of Culture and Creative Economy of the Federal District (Secec/DF); and (iii) to analyze the theater sector within the FAC/DF reporting documents from 2009 to 2012. To address these research questions, the dissertation is structured into three chapters. The first chapter presents an overview of the city and theater in the Federal District, as well as the FAC as a cultural funding instrument, highlighting its structure, public calls, and relationship with local theatrical manifestations. The second chapter discusses the challenges related to document management at Secec/DF, including information channels, the state of physical and digital archives, and difficulties in accessing information about the FAC/DF. Finally, the third chapter describes and analyzes the theater projects supported by the FAC/DF as recorded in the reporting documents. The methodology follows a predominantly qualitative approach and is divided into four stages: (i) literature review; (ii) institutional contacts and documentation mapping; (iii) data collection from FAC/DF documents, supplemented by information from the Sicop system, the Official Gazette of the Federal District (DODF), newspapers, and websites identified and described throughout the dissertation; and (iv) analysis of the collected material.The results include a summary table featuring theater projects and general information on the sector supported by the FAC/DF between 2009 and 2012. This summary table enabled an understanding of the impact of the arts on social inclusion and urban development, the identification of 164 theatrical spaces used by artists, and an analysis of the geographic distribution of Administrative Regions (RA) in the Federal District, revealing a concentration of resources and initiatives in areas such as Planaltina and Asa Sul, while regions like Estrutural, Recanto das Emas, and Núcleo Bandeirante received fewer investments.Finally, the research highlights the need to improve the reporting forms and accountability processes, as well as the importance of records kept by cultural agents when filling out FAC/DF reports, which could facilitate the development of future public policies for theater in the Federal District. The documentation examined in this study serves as a historical record of local artistic production, a communication channel between artists and regulatory institutions, and a source of indicators that can support the formulation of essential public policies for theater in the Federal District. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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