Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51564
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RELATORIO_MigracaoEducacaoAdultos.pdf4,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RELATORIO_MigrationAdultEducation.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Migração internacional, educação de adultos e educação aberta : uma análise global
Otros títulos : International migration, adult education, and open education : a global analysis
Autor : Puh, Milan
Souza, Rodrigo Matos de
Amiel, Tel (ed.)
Menezes, Isabela (projeto gráfico)
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-3231-806X
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
https://orcid.org/0000-0002-1775-1148
https://orcid.org/0009-0004-1537-7000
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade Federal da Bahia
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade Estadual Paulista
Assunto:: Migração
Educação de adultos
Educação aberta
Fecha de publicación : 26-nov-2024
Editorial : UNESCO Chair in Open Education and Technologies for the Common Good
Citación : PUH, Milan; MATOS DE SOUZA, R. Migração internacional, educação de adultos e educação aberta: uma análise global. Brasília: Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.13988528. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PUH, M.; MATOS DE SOUZA, R. International migration, adult education, and open education: a global analysis. Brasília: UNESCO Chair in Open Education and Technologies for the Common Good, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.13988528.
Resumen : Este estudo teve como objetivo a produção de um estado da arte da temática — Migração — e sua intersecção com a Educação de Adultos e a Educação Aberta e a Distância. Observa as migrações internacionais, em especial a de refúgio, nas políticas educacionais dos principais blocos político­econômicos do mundo, bem como de principais economias globais, em comparação com as políticas brasileiras, em nível nacional e subnacional em termos teóricos, metodológicos e legais, evidenciando as mudanças conceituais e as problematizações mais recentes. São apresentados os principais conceitos com os quais se trabalhou durante a realização da pesquisa para discutir, aspectos metodológicos, o contexto e a justificativa dos blocos e países escolhidos para a este relatório. Encerramos com as principais conclusões e considerações sobre o tema. O texto apresenta uma extensa bibliografia descritiva, uma rica base para futuros estudos sobre essa temática. O texto está organizado em dois eixos de análise apresentados em sequência. Primeiro, uma análise das políticas da Europa e das Américas, e segundo, da África, Ásia e Oceania, que são apresentados abaixo.
Abstract: This study aimed to produce state­ of­ the art bibliographical research on migration and its intersection with Adult Education and Open and Distance Education. It looks at international migration, especially refugee migration, in the educational policies of the world's main trading blocs and the main global economies compared with Brazilian policies at the national and subnational level in theoretical and methodological legal terms, highlighting the conceptual changes and the most recent problematizations. The main concepts used during the research are presented to discuss the methodological aspects, context, and justification of the blocs and countries chosen for this report. We close with the main conclusions and considerations on the subject. The text presents an extensive descriptive bibliography, a rich basis for future studies on this subject. The text is organized into two strands of analysis, presented in sequence. First, an analysis of the policies of Europe and the Americas, and second, Africa, Asia, and Oceania are presented below.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: (CC BY) A não ser que indicado ao contrário essa obra esta obra está disponível com uma licença Creative Commons – Atribuição 4.0 (CC-BY 4.0). O termo de licença está disponível em: https:// creativecommons.org/licenses/by/4.0/
DOI: 10.5281/zenodo.13988528
Aparece en las colecciones: Livros e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51564/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.