Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51474
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EducacaoEsteticaHistorico-cultural.pdf196,49 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Educação estética histórico-cultural : vivências artísticas expressivas e criadoras
Autre(s) titre(s): Cultural-historical aesthetic education : expressive and creative artistic experiences
Auteur(s): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Oliveira, Daiane Aparecida Araújo de
Melo, Viviane Vieira Alves de
Pederiva, Marta Martins
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4434-6671
https://orcid.org/0000-0002-5836-0880
https://orcid.org/0009-0008-0635-1879
https://orcid.org/0000-0003-2503-0743
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia
Assunto:: Educação estética
Artes
Criação
Vivência
Infância
Date de publication: 2024
Editeur: CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
Référence bibliographique: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins et al. Educação estética histórico-cultural: vivências artísticas expressivas e criadoras. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, n. 124, p. 328–339, set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/CC287775. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/dZd3tvpVrQzKftZmKBw4Mgw/?lang=pt. Acesso em: 06 fev. 2025.
Résumé: : Neste artigo, objetivamos, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, situar a organização das artes como uma atividade educativa de vivências estéticas, desde seu caráter psicológico, propiciando espaços educativos intencionalmente organizados para este fim e que possibilitem a relação ativa e criadora com diversas expressões artísticas. Para isso, se discute a relação entre pessoa, educação e vivência estética, principalmente na infância.
Abstract: Based on Vygotsky’s Cultural-Historical Theory, the aim of this article is to situate the organization of art as an educational activity of aesthetic experiences, from its psychological character, providing educational spaces intentionally organized for this purpose and which enable an active and creative relationship with varied artistic expressions. In order to do this, the relationship between person, education and aesthetic experience is discussed, especially in childhood.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/CC287775
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51474/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.