http://repositorio.unb.br/handle/10482/51474
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EducacaoEsteticaHistorico-cultural.pdf | 196,49 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Educação estética histórico-cultural : vivências artísticas expressivas e criadoras |
Autre(s) titre(s): | Cultural-historical aesthetic education : expressive and creative artistic experiences |
Auteur(s): | Pederiva, Patrícia Lima Martins Oliveira, Daiane Aparecida Araújo de Melo, Viviane Vieira Alves de Pederiva, Marta Martins |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-4434-6671 https://orcid.org/0000-0002-5836-0880 https://orcid.org/0009-0008-0635-1879 https://orcid.org/0000-0003-2503-0743 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia |
Assunto:: | Educação estética Artes Criação Vivência Infância |
Date de publication: | 2024 |
Editeur: | CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
Référence bibliographique: | PEDERIVA, Patrícia Lima Martins et al. Educação estética histórico-cultural: vivências artísticas expressivas e criadoras. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, n. 124, p. 328–339, set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/CC287775. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/dZd3tvpVrQzKftZmKBw4Mgw/?lang=pt. Acesso em: 06 fev. 2025. |
Résumé: | : Neste artigo, objetivamos, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, situar a organização das artes como uma atividade educativa de vivências estéticas, desde seu caráter psicológico, propiciando espaços educativos intencionalmente organizados para este fim e que possibilitem a relação ativa e criadora com diversas expressões artísticas. Para isso, se discute a relação entre pessoa, educação e vivência estética, principalmente na infância. |
Abstract: | Based on Vygotsky’s Cultural-Historical Theory, the aim of this article is to situate the organization of art as an educational activity of aesthetic experiences, from its psychological character, providing educational spaces intentionally organized for this purpose and which enable an active and creative relationship with varied artistic expressions. In order to do this, the relationship between person, education and aesthetic experience is discussed, especially in childhood. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.1590/CC287775 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.