Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51474
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoEsteticaHistorico-cultural.pdf196,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação estética histórico-cultural : vivências artísticas expressivas e criadoras
Outros títulos: Cultural-historical aesthetic education : expressive and creative artistic experiences
Autor(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Oliveira, Daiane Aparecida Araújo de
Melo, Viviane Vieira Alves de
Pederiva, Marta Martins
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4434-6671
https://orcid.org/0000-0002-5836-0880
https://orcid.org/0009-0008-0635-1879
https://orcid.org/0000-0003-2503-0743
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia
Assunto: Educação estética
Artes
Criação
Vivência
Infância
Data de publicação: 2024
Editora: CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
Referência: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins et al. Educação estética histórico-cultural: vivências artísticas expressivas e criadoras. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, n. 124, p. 328–339, set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/CC287775. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/dZd3tvpVrQzKftZmKBw4Mgw/?lang=pt. Acesso em: 06 fev. 2025.
Resumo: : Neste artigo, objetivamos, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, situar a organização das artes como uma atividade educativa de vivências estéticas, desde seu caráter psicológico, propiciando espaços educativos intencionalmente organizados para este fim e que possibilitem a relação ativa e criadora com diversas expressões artísticas. Para isso, se discute a relação entre pessoa, educação e vivência estética, principalmente na infância.
Abstract: Based on Vygotsky’s Cultural-Historical Theory, the aim of this article is to situate the organization of art as an educational activity of aesthetic experiences, from its psychological character, providing educational spaces intentionally organized for this purpose and which enable an active and creative relationship with varied artistic expressions. In order to do this, the relationship between person, education and aesthetic experience is discussed, especially in childhood.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/CC287775
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.