http://repositorio.unb.br/handle/10482/51392
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MarcosViniciusBuiatiRezende_TESE.pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Monstruar como ato de criação: práticas para se dançar com o infamiliar |
Autor(es): | Rezende, Marcos Vinicius Buiati |
Orientador(es): | Curi, Alice Stefânia Pais, Ana Cristina Nunes |
Assunto: | Monstros Criação Dança Corpo cênico |
Data de publicação: | 16-Jan-2025 |
Data de defesa: | 22-Ago-2024 |
Referência: | REZENDE, Marcos Vinicius Buiati. Monstruar como ato de criação: práticas para se dançar com o infamiliar. 2024. 325 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta tese estrutura-se em torno do enlace entre dança e as teorias da monstruosidade e objetiva sistematizar práticas de criação a partir da definição de monstruar: ato de deriva em direção ao monstro como função na criação, em processos de subjetivação e na prática pedagógica. Partindo primordialmente de uma metodologia da prática, ancorada na experiência e nas salas de ensaio, propõe também uma perspectiva metodológica monstrulabiríntica. A amostra de análise ancora-se em um percurso de pesquisa~criação que se realizou entre 2017 e 2024, mais especificamente em quatro processos composicionais desenvolvidos nesse período: dois espetáculos – O Fio de Minos (2019) e O Inquietante (2021) – e duas imersões práticas – Desmonte~Manada (2022) e Derivas do Inquietante (2023). Intentou-se aproximar a noção de monstro do “Infamiliar”, conceito da psicanálise freudiana (das Unheimliche), como estratégia de criação em dança que agencia processos de subjetivação. Delineia-se daí a noção de função~monstro como marco conceitual para se pensar os monstros como “operadores” em processos de criação em dança, o que culmina no desenvolvimento e na sistematização dos operadores de ativação do infamiliar: protocolos de ações físicas que visam proporcionar a desfiguração e o borramento do corpo cênico, de modo a criar estados corporais singulares e potentes. Observou-se na proposta a desestabilização de políticas de criação que conformavam práticas, ensaios, encenações e hierarquias de criação, enveredando-se também discussões acerca das relações entre dança e política na direção de se afirmar uma ética do corpo em movimento frente a um presente opressor. Como síntese, a tese propõe duas práticas de criação para se alcançar os objetivos aqui elencados: a prática P.B. (pós-básicos), estruturada em diálogo com um método de educação somática – Fundamentos Bartenieff –, e a prática O.A.I. (operadores de ativação do infamiliar), orientada pelos protocolos de ações físicas acima mencionados. A partir do enlace entre as duas práticas, organiza-se a proposta de tese em torno do trânsito contínuo entre: ~ Monstruar ~ P.B. ~ O.A.I. ~ Subjetivação ~ Corpo Cênico ~ Composição ~. Espera-se que as duas práticas de criação sejam base tanto para processos composicionais futuros quanto para novos rearranjos e propostas no âmbito da criação em dança. |
Abstract: | This thesis is structured around the link between dance and monstrosity theories and aims to systematize creation practices from the definition of monstruate: the act of drifting towards the monster as a function in creation, in subjectivation processes and in pedagogical practice. Starting primarily from a methodology of practice, anchored in experience and in rehearsal rooms, it also proposes a monstruoslabyrinthine methodological perspective. The analysis sample is anchored in a research~creation path that took place between 2017 and 2024, more specifically in four compositional processes developed in this period: two dance pieces – O Fio de Minos (2019) and O Inquietante (2021) – and two practical immersions – Desmonte~Manada (2022) and Derivas do Inquietante (2023). It was tried to approach the notion of monster closer to the “Uncanny”, a Freudian psychoanalysis concept (das Unheimliche), as a strategy in dance creation that mediates subjectivation processes. It is, from this, delineated the notion of function~monster as a conceptual framework to think of monsters as “operators” in creative processes in dance, which culminates in the development and systematization of the uncanny activation operators: protocols of physical actions that aim to provide the disfigurement and blurring of the scenic body, in order to provoke unique and powerful bodily states. It was observed in the proposal the destabilization of creation policies that shaped practices, rehearsals, stagings and hierarchies of creation, also embarking on discussions about the relations between dance and politics in the direction of affirming an ethics of the body in movement faced with an oppressive present. As a synthesis, the thesis proposes two creation practices to achieve the objectives listed here: the P.B. practice (post basics), structured in dialogue with a somatic education method – Bartenieff Fundamentals –, and the U.A.O. practice (uncanny activation operators): guided by the action protocols mentioned above. From the link between the two practices, the thesis proposal is organized around the continuous transit between: ~ Monstruate ~ P.B. ~ U.A.O. ~ Subjectivation ~ Scenic Body ~ Composition ~. It is hoped that the two creative practices will be the basis for future compositional processes, as well as for new rearrangements and proposals in the field of dance creation. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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