Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Curi, Alice Stefânia | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pais, Ana Cristina Nunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Rezende, Marcos Vinicius Buiati | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:09:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T18:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-22 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Marcos Vinicius Buiati. Monstruar como ato de criação: práticas para se dançar com o infamiliar. 2024. 325 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51392 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese estrutura-se em torno do enlace entre dança e as teorias da monstruosidade e objetiva
sistematizar práticas de criação a partir da definição de monstruar: ato de deriva em direção ao
monstro como função na criação, em processos de subjetivação e na prática pedagógica.
Partindo primordialmente de uma metodologia da prática, ancorada na experiência e nas salas
de ensaio, propõe também uma perspectiva metodológica monstrulabiríntica. A amostra de
análise ancora-se em um percurso de pesquisa~criação que se realizou entre 2017 e 2024, mais
especificamente em quatro processos composicionais desenvolvidos nesse período: dois
espetáculos – O Fio de Minos (2019) e O Inquietante (2021) – e duas imersões práticas –
Desmonte~Manada (2022) e Derivas do Inquietante (2023). Intentou-se aproximar a noção de
monstro do “Infamiliar”, conceito da psicanálise freudiana (das Unheimliche), como estratégia
de criação em dança que agencia processos de subjetivação. Delineia-se daí a noção de
função~monstro como marco conceitual para se pensar os monstros como “operadores” em
processos de criação em dança, o que culmina no desenvolvimento e na sistematização dos
operadores de ativação do infamiliar: protocolos de ações físicas que visam proporcionar a
desfiguração e o borramento do corpo cênico, de modo a criar estados corporais singulares e
potentes. Observou-se na proposta a desestabilização de políticas de criação que conformavam
práticas, ensaios, encenações e hierarquias de criação, enveredando-se também discussões
acerca das relações entre dança e política na direção de se afirmar uma ética do corpo em
movimento frente a um presente opressor. Como síntese, a tese propõe duas práticas de criação
para se alcançar os objetivos aqui elencados: a prática P.B. (pós-básicos), estruturada em
diálogo com um método de educação somática – Fundamentos Bartenieff –, e a prática O.A.I.
(operadores de ativação do infamiliar), orientada pelos protocolos de ações físicas acima
mencionados. A partir do enlace entre as duas práticas, organiza-se a proposta de tese em torno
do trânsito contínuo entre: ~ Monstruar ~ P.B. ~ O.A.I. ~ Subjetivação ~ Corpo Cênico ~
Composição ~. Espera-se que as duas práticas de criação sejam base tanto para processos
composicionais futuros quanto para novos rearranjos e propostas no âmbito da criação em
dança. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Monstruar como ato de criação: práticas para se dançar com o infamiliar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Monstros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo cênico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is structured around the link between dance and monstrosity theories and aims to
systematize creation practices from the definition of monstruate: the act of drifting towards the
monster as a function in creation, in subjectivation processes and in pedagogical practice.
Starting primarily from a methodology of practice, anchored in experience and in rehearsal
rooms, it also proposes a monstruoslabyrinthine methodological perspective. The analysis
sample is anchored in a research~creation path that took place between 2017 and 2024, more
specifically in four compositional processes developed in this period: two dance pieces – O Fio
de Minos (2019) and O Inquietante (2021) – and two practical immersions –
Desmonte~Manada (2022) and Derivas do Inquietante (2023). It was tried to approach the
notion of monster closer to the “Uncanny”, a Freudian psychoanalysis concept (das
Unheimliche), as a strategy in dance creation that mediates subjectivation processes. It is, from
this, delineated the notion of function~monster as a conceptual framework to think of monsters
as “operators” in creative processes in dance, which culminates in the development and
systematization of the uncanny activation operators: protocols of physical actions that aim to
provide the disfigurement and blurring of the scenic body, in order to provoke unique and
powerful bodily states. It was observed in the proposal the destabilization of creation policies
that shaped practices, rehearsals, stagings and hierarchies of creation, also embarking on
discussions about the relations between dance and politics in the direction of affirming an ethics
of the body in movement faced with an oppressive present. As a synthesis, the thesis proposes
two creation practices to achieve the objectives listed here: the P.B. practice (post basics),
structured in dialogue with a somatic education method – Bartenieff Fundamentals –, and the
U.A.O. practice (uncanny activation operators): guided by the action protocols mentioned
above. From the link between the two practices, the thesis proposal is organized around the
continuous transit between: ~ Monstruate ~ P.B. ~ U.A.O. ~ Subjectivation ~ Scenic Body ~
Composition ~. It is hoped that the two creative practices will be the basis for future
compositional processes, as well as for new rearrangements and proposals in the field of dance
creation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|