Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Liza Maria Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lemos, Natalia da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T16:43:31Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T16:43:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-26 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Natalia da Silva. Continuum rural-urbano: parâmetros rurais no transecto para o planejamento territorial da Serrinha do Paranoá - DF. 2024. 351 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51379 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por pressuposto que o continuum rural-urbano é um meio para
integrar os territórios rural e urbano no instrumento do Plano Diretor, por
consequência, no planejamento territorial. Para tanto, a pesquisa tem por objetivo
sistematizar parâmetros do continuum rural-urbano convergentes no zoneamento e
parcelamento rural, agregados às normativas hoje existentes, criando ferramentas
aplicáveis em políticas territoriais. Ao munícipio, o Estatuto da Cidade (Lei Federal
n°10.257/2001) determina agir na totalidade territorial pelo espaço rural e urbano, com
o Plano Diretor definindo a norma organizacional. Logo, os procedimentos do
planejamento se concentrariam em cada território, tratariam das particularidades e,
posteriormente, da integração. Entretanto, o rural é transformado em urbano,
pressionado pela regularização fundiária de terras e pela dinâmica urbana
expansionista do setor imobiliário e do parcelamento irregular e clandestino. Nesse
âmbito, a integração rural-urbana requer uma intepretação prévia do conceito de
território a ser inserido no Plano Diretor, partindo da intepretação de territorialidades
e dos processos de territorialização-desterritorialização-reterritorialização (Saquet,
2017). Nas territorialidades, a heterogeneidade espacial (Andrade, 2014; Lovett et al.,
2006) como ferramenta permite identificar as características quantificáveis do espaço
por unidades específicas e manchas espaciais contínuas. Assim, os padrões
(Alexander et al., 1977; Andrade, 2014) da configuração espacial são revelados com
explícita clareza dos arranjos da forma espacial, seja urbana, seja rural. O transecto
rural-urbano (Duany; Falk, 2020) postula um método de transição da escala mais rural
para a mais urbana, perpassando um continuum de zonas das distintas características
ecológicas, habitacionais e agrárias. A pesquisa parte da realidade territorial do
Distrito Federal (DF) com o estudo de caso da Serrinha do Paranoá/SHTQ, localizada
na RA XIX Lago Norte. A regularização fundiária de terras é fato na região, dado que
o governo afirma ser zona urbana, instrumentada pelo PDOT (Plano Diretor do DF)
com Áreas de Regularização de Interesse Específico (ARINE). Em contraposição, a
comunidade proclama pela regularização rural, dada a realidade ocupacional com
núcleos rurais consolidados por chácaras de atividades agrícolas e preservação
ambiental. O cenário demarca as ARINES sobre os núcleos rurais, com incerteza
jurídica de permanência dos chacareiros no local. A pesquisa, por meio do mapeamento georreferenciado (software QGIS®), identificou que o rural é mais
adequado aos riscos ambientais incidentes na região. Os resultados do mapeamento
da heterogeneidade espacial sobre as ARINES demonstram que a região é ocupada
por 517 frações rurais (397 frações menor que 1 hectare e 116 frações maior-igual a
1 hectares), configurando uma área rural de 586 hectares (110 hectares de frações
menor que 1 hectare, 356 hectares em frações maior-igual a 1 hectare, e 120 hectares
de vazio). Portanto a regularização fundiária se define em rural. A pesquisa também
identificou três padrões espaciais da configuração rural: adensamento rural (frações
maior-igual a 5ha e menor que 10ha); loteamento rural (vila/aldeia – frações maiorigual 1ha até 5ha); e subdivisões rurais unifamiliar (as frações menores que 1 hectare).
Posteriormente, os padrões foram sistematizados nas três zonas do continuum ruralurbano no transecto rural-urbano. Para as zonas, a pesquisa estabeleceu alguns
parâmetros atribuídos aos aspectos do zoneamento e parcelamento rural. Por esse
constructo real, a pesquisa valida uma integração territorial rural-urbana no PD e no
planejamento territorial, consolidando um Referencial Norteador de desenvolvimento
para o Planejamento Territorial do Continuum Rural-Urbano na Serrinha do
Paranoá/SHTQ. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Continuum rural-urbano : parâmetros rurais no transecto para o planejamento territorial da Serrinha do Paranoá - DF | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano diretor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis territorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heterogeneidade espacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agroecossistemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito agrário | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research presupposes that the rural-urban continuum is a means to integrate rural
and urban territories in the Master Plan and, consequentially, in territorial planning. For
this purpose, the research aims to systematize parameters of the rural-urban
continuum that converging in rural zoning and installments, added to current
regulations, creating tools applicable to territorial policies. The research underpins the
need to develop tools applicable to territorial politics (Travassos; Portes, 2018). For
the municipality, the Estatuto da Cidade (Federal Law n. 10.257/2001) orders to act in
the entire territorial areas across rural and urban spaces, with the Master Plan defining
the organizational norm. Therefore, planning procedures would focus on each territory,
dealing with the particularities and, subsequently, integrating. However, the rural is
converted into urban, pressured by landholding regularization and by the expansionist
urban dynamics of the real estate sector and irregular and clandestine subdivisions. In
this context, rural-urban integration requires a prior interpretation of the concept of
territory to be included in the Master Plan, starting from the interpretation of
territorialities and the processes of territorialization-deterritorializationreterritorialization (Saquet, 2017). In territorialities, spatial heterogeneity (Andrade,
2014; Lovett et al., 2006) as a tool allows the identification of quantifiable
characteristics of space by specific units and continuous spatial patches. Thus, the
patterns (Alexander et al., 1977; Andrade, 2014) of the spatial configuration are
revealed with explicit clarity of the spatial form arrangements, whether urban or rural.
The rural-urban transect (Duany; Falk, 2020) postulates a method of transition from
the most rural to the most urban scale, traversing a continuum of zones with distinct
ecological, housing, and agrarian characteristics. The research starts from the
territorial reality of the Distrito Federal (DF) with the case study of Serrinha do
Paranoá/SHTQ, located in RA XIX Lago Norte. Landholding regularization is a fact in
the region, given that the government claims to be urban zone, implemented by the
PDOT (DF’s Master Plan) with Áreas de Regularização de Interesse Específico
(ARINE). In contrast, the community proclaims rural regularization, given the
occupational reality with rural nucleus consolidated by farms for agricultural activities
and environmental preservation. The scenario demarcates the ARINES over the rural
nucleus, with legal uncertainty regarding the permanence of the smallholders in place. The research, through georeferenced mapping (QGIS® software), identified that the
rural is more suited to the environmental risks occurring in the region. The results of
mapping of spatial heterogeneity over the ARINES demonstrate that the region is
occupied by 517 rural portions (397 portions smaller than the 1 hectare and 116
portions greater than 1 hectare), configuring a rural area of 586 hectares (110 hectares
of portions smaller than 1 hectare, 356 hectares in portions greater than 1 hectare, and
120 hectares empty). Therefore, landholding regularization is defined as rural. They
also identified three spatial patterns of rural configuration: rural densification (portions
greater than 5ha and less than 10ha); rural subdivisions (village/hamlet – larger-equal
portions 1ha to 5ha); and single-family rural subdivisions (portions smaller than 1ha).
Subsequently, the patterns were systematized in the three zones of the rural-urban
continuum in the rural-urban transect. For the zones, the research established some
parameters attributed to aspects of rural zoning and installment. Through this real
construct, the research validates rural-urban territorial integration in the Master Plan
and territorial planning, consolidating a Referencial Norteador de desenvolvimento do
Planejamento Territorial do Continuum Rural-Urban na Serrinha do Paranoá/SHTQ. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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