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Título: Desafios e possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnico-administrativos da UnB na percepção do servidor e do gestor
Autor(es): Obes, Liziane Feckner Buldain
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Formação continuada
Técnicos administrativos
Servidores públicos - formação
Universidade de Brasília
Data de publicação: 7-Jan-2025
Referência: OBES, Liziane Feckner Buldain. Desafios e possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnico-administrativos da UnB na percepção do servidor e do gestor. 2024. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta dissertação é apresentada no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), na área de concentração Desenvolvimento Profissional e Educação. Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação” e aborda a formação continuada em serviço dos Servidores Técnico-Administrativos (TAEs) da UnB. Explorando o conceito de formação continuada e sua implementação no serviço público federal, a fundamentação teórica se apoia nos estudos de autores como castanho (2008), Friedmann (1946), Imbernón (2010), Marcelino (2004), Naville (1950) e Steil (2002), além de referências legislativas sobre capacitação de servidores públicos, especialmente os Decretos nº 5.707/2006 e nº 9.991/2019, que instituem a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. Também se recorre a conceitos de formação continuada a partir de autores como Salles (2004), Gatti (2008) entre outros. O objetivo deste estudo é compreender os desafios e as possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnico-administrativos da UnB, a partir das percepções dos próprios servidores e dos gestores, analisando comparativamente, com o intuito de destacar melhorias baseadas nas necessidades identificadas pelos participantes da pesquisa. A questão norteadora que orienta é a pesquisa é: “Quais os desafios e possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnicos administrativos da UnB na percepção do servidor e do gestor?” Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, cujo propósito é descrever as ações de formação continuada na UnB e identificar desafios e possibilidades de melhorias a partir da visão dos TAEs e dos Gestores. A pesquisa foi conduzida com base na problemática investigada, desenvolvendo-se de forma sistemática e paralela ao trabalho empírico. Os principais procedimentos e instrumentos incluem a análise de dados bibliográficos, documental e das respostas dos questionários e entrevistas semiestruturadas, utilizando documentos internos externos para uma análise qualitativa dos dados, empregando a técnica de análise de conteúdo. O método selecionado foi o estudo de caso, permitindo uma análise aprofundada e detalhada do contexto da formação continuada dentro da universidade. Participaram da pesquisa sessenta e oito servidores técnico-administrativos do campus Darcy Ribeiro e três gestores, selecionados a partir da aplicação do questionário online aos servidores TAEs. O questionário online e as entrevistas semiestruturadas constituíram os principais instrumentos de coleta/produção de dados. Os resultados revelam que a maioria dos servidores considera a formação continuada como uma ferramenta importante para o desenvolvimento profissional e institucional, embora apontem desafios, dificuldades e necessidades de melhorias. As principais categorias identificadas nos resultados destacam aspectos como a diversidade de formação acadêmica, que refletem a amplitude de competências presentes na instituição; desafios na comunicação e no acesso às informações; a falta de uniformidade nas experiências formativas; a valorização das capacitações técnicas; e a baixa integração entre estratégias formativas internas e externas. O estudo ressalta a importância de aprimorar as práticas formativas e fomentar o diálogo entre servidores, gestores e a Coordenadoria de Capacitação. A pesquisa, cujo recorte temporal vai de 2018 a 2023, culmina na elaboração de um produto técnico: o Guia Prático para a Formação dos TAEs da UnB: um Caminho para o Desenvolvimento Profissional e Institucional. Este guia, construído com base nas necessidades e demandas apontadas pelos participantes, visa contribuir para a valorização dos TAEs e promover um processo formativo mais eficaz.
Abstract: This dissertation is presented within the scope of the Postgraduate Program of the Faculty of Education (FE) of the University of Brasília (UnB), in the area of concentration Professional Development and Education. This study is linked to the Research Group “Training, Curriculum, Technologies and Innovation” and addresses the continuing education in service of Technical-Administrative Servers (TAEs) of UnB. Exploring the concept of continuing education and its implementation in the federal public service, the theoretical foundation is based on the studies of authors such as Chestnut (2008), Friedmann (1946), Imbernón (2010), Marcelino (2004), Naville (1950) and Steil (2002), in addition to legislative references on the training of public servants, especially Decrees No. 5,707/2006 and No. 9,991/2019, which institute the National Policy for Human Resources Development. The study also uses concepts of continuing education from authors such as Salles (2004), Gatti (2008), among others. The objective of this study is to understand the challenges and possibilities of continuing education in service for technicaladministrative staff at UnB, based on the perceptions of the staff themselves and managers, analyzing comparatively, with the aim of highlighting improvements based on the needs identified by the research participants. The guiding question that guides the research is: “What are the challenges and possibilities of continuing education in service for technical-administrative staff at UnB from the perspective of the staff and the manager?” This is a descriptive and qualitative research, whose purpose is to describe the continuing education actions at UnB and identify challenges and possibilities for improvements from the perspective of the TAEs and the Managers. The research was conducted based on the problem under investigation, developing systematically and parallel to the empirical work. The main procedures and instruments include the analysis of bibliographical data, documents and responses to questionnaires and semi-structured interviews, using internal and external documents for a qualitative analysis of the data, employing the content analysis technique. The selected method was the case study, allowing an in-depth and detailed analysis of the context of continuing education within the university. Sixty-eight technical-administrative staff from the Darcy Ribeiro campus and three managers participated in the research, selected from the application of the online questionnaire to the TAEs staff. The online questionnaire and the semi-structured interviews constituted the main instruments for collecting/producing data. The results reveal that most staff consider continuing education as an important tool for professional and institutional development, although they point out challenges, difficulties and needs for improvement. The main categories identified in the results highlight aspects such as the diversity of academic background, which reflects the breadth of competencies present in the institution; challenges in communication and access to information; the lack of uniformity in training experiences; the valorization of technical training; and the low integration between internal and external training strategies. The study highlights the importance of improving training practices and fostering dialogue between employees, managers and the Training Coordination. The research, whose time frame goes from 2018 to 2023, culminates in the elaboration of a technical product: the Practical Guide for the Training of UnB TAEs: a Path to Professional and Institutional Development. This guide, built based on the needs and demands pointed out by the participants, aims to contribute to the valorization of TAEs and promote a more effective training process.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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