Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Obes, Liziane Feckner Buldain | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T17:26:55Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T17:26:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | OBES, Liziane Feckner Buldain. Desafios e possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnico-administrativos da UnB na percepção do servidor e do gestor. 2024. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51298 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é apresentada no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade
de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), na área de concentração
Desenvolvimento Profissional e Educação. Este estudo está vinculado ao Grupo de
Pesquisa “Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação” e aborda a formação
continuada em serviço dos Servidores Técnico-Administrativos (TAEs) da UnB.
Explorando o conceito de formação continuada e sua implementação no serviço público
federal, a fundamentação teórica se apoia nos estudos de autores como castanho (2008),
Friedmann (1946), Imbernón (2010), Marcelino (2004), Naville (1950) e Steil (2002), além
de referências legislativas sobre capacitação de servidores públicos, especialmente os
Decretos nº 5.707/2006 e nº 9.991/2019, que instituem a Política Nacional de
Desenvolvimento de Pessoas. Também se recorre a conceitos de formação continuada
a partir de autores como Salles (2004), Gatti (2008) entre outros. O objetivo deste estudo
é compreender os desafios e as possibilidades da formação continuada em serviço para
os servidores técnico-administrativos da UnB, a partir das percepções dos próprios
servidores e dos gestores, analisando comparativamente, com o intuito de destacar
melhorias baseadas nas necessidades identificadas pelos participantes da pesquisa. A
questão norteadora que orienta é a pesquisa é: “Quais os desafios e possibilidades da
formação continuada em serviço para os servidores técnicos administrativos da UnB na
percepção do servidor e do gestor?” Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e
qualitativa, cujo propósito é descrever as ações de formação continuada na UnB e
identificar desafios e possibilidades de melhorias a partir da visão dos TAEs e dos
Gestores. A pesquisa foi conduzida com base na problemática investigada,
desenvolvendo-se de forma sistemática e paralela ao trabalho empírico. Os principais
procedimentos e instrumentos incluem a análise de dados bibliográficos, documental e
das respostas dos questionários e entrevistas semiestruturadas, utilizando documentos
internos externos para uma análise qualitativa dos dados, empregando a técnica de
análise de conteúdo. O método selecionado foi o estudo de caso, permitindo uma análise
aprofundada e detalhada do contexto da formação continuada dentro da universidade.
Participaram da pesquisa sessenta e oito servidores técnico-administrativos do campus
Darcy Ribeiro e três gestores, selecionados a partir da aplicação do questionário online
aos servidores TAEs. O questionário online e as entrevistas semiestruturadas
constituíram os principais instrumentos de coleta/produção de dados. Os resultados
revelam que a maioria dos servidores considera a formação continuada como uma
ferramenta importante para o desenvolvimento profissional e institucional, embora
apontem desafios, dificuldades e necessidades de melhorias. As principais categorias
identificadas nos resultados destacam aspectos como a diversidade de formação
acadêmica, que refletem a amplitude de competências presentes na instituição; desafios
na comunicação e no acesso às informações; a falta de uniformidade nas experiências
formativas; a valorização das capacitações técnicas; e a baixa integração entre
estratégias formativas internas e externas. O estudo ressalta a importância de aprimorar
as práticas formativas e fomentar o diálogo entre servidores, gestores e a Coordenadoria de Capacitação. A pesquisa, cujo recorte temporal vai de 2018 a 2023, culmina na
elaboração de um produto técnico: o Guia Prático para a Formação dos TAEs da UnB:
um Caminho para o Desenvolvimento Profissional e Institucional. Este guia, construído
com base nas necessidades e demandas apontadas pelos participantes, visa contribuir
para a valorização dos TAEs e promover um processo formativo mais eficaz. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades da formação continuada em serviço para os servidores técnico-administrativos da UnB na percepção do servidor e do gestor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnicos administrativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is presented within the scope of the Postgraduate Program of the Faculty
of Education (FE) of the University of Brasília (UnB), in the area of concentration
Professional Development and Education. This study is linked to the Research Group
“Training, Curriculum, Technologies and Innovation” and addresses the continuing
education in service of Technical-Administrative Servers (TAEs) of UnB. Exploring the
concept of continuing education and its implementation in the federal public service, the
theoretical foundation is based on the studies of authors such as Chestnut (2008),
Friedmann (1946), Imbernón (2010), Marcelino (2004), Naville (1950) and Steil (2002), in
addition to legislative references on the training of public servants, especially Decrees No.
5,707/2006 and No. 9,991/2019, which institute the National Policy for Human Resources
Development. The study also uses concepts of continuing education from authors such
as Salles (2004), Gatti (2008), among others. The objective of this study is to understand
the challenges and possibilities of continuing education in service for technicaladministrative staff at UnB, based on the perceptions of the staff themselves and
managers, analyzing comparatively, with the aim of highlighting improvements based on
the needs identified by the research participants. The guiding question that guides the
research is: “What are the challenges and possibilities of continuing education in service
for technical-administrative staff at UnB from the perspective of the staff and the
manager?” This is a descriptive and qualitative research, whose purpose is to describe
the continuing education actions at UnB and identify challenges and possibilities for
improvements from the perspective of the TAEs and the Managers. The research was
conducted based on the problem under investigation, developing systematically and
parallel to the empirical work. The main procedures and instruments include the analysis
of bibliographical data, documents and responses to questionnaires and semi-structured
interviews, using internal and external documents for a qualitative analysis of the data,
employing the content analysis technique. The selected method was the case study,
allowing an in-depth and detailed analysis of the context of continuing education within
the university. Sixty-eight technical-administrative staff from the Darcy Ribeiro campus
and three managers participated in the research, selected from the application of the
online questionnaire to the TAEs staff. The online questionnaire and the semi-structured
interviews constituted the main instruments for collecting/producing data. The results
reveal that most staff consider continuing education as an important tool for professional
and institutional development, although they point out challenges, difficulties and needs
for improvement. The main categories identified in the results highlight aspects such as
the diversity of academic background, which reflects the breadth of competencies present
in the institution; challenges in communication and access to information; the lack of
uniformity in training experiences; the valorization of technical training; and the low
integration between internal and external training strategies. The study highlights the
importance of improving training practices and fostering dialogue between employees,
managers and the Training Coordination. The research, whose time frame goes from 2018
to 2023, culminates in the elaboration of a technical product: the Practical Guide for the
Training of UnB TAEs: a Path to Professional and Institutional Development. This guide,
built based on the needs and demands pointed out by the participants, aims to contribute
to the valorization of TAEs and promote a more effective training process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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