http://repositorio.unb.br/handle/10482/51297
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FernandaMartinsSantosBezerraDeMelo_DISSERT.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Entre práticas e representações do papel do socioeducador : os vestígios do vínculo instituído (Brasília, 2017-2022) |
Autor(es): | Mélo, Fernanda Martins Santos Bezerra de |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Adolescentes Socioeducação Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 7-Jan-2025 |
Data de defesa: | 22-Dez-2023 |
Referência: | MÉLO, Fernanda Martins Santos Bezerra de. Entre práticas e representações do papel do socioeducador: os vestígios do vínculo instituído (Brasília, 2017-2022). 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo se propõe a relacionar os vínculos instituídos e sua consistência, ou não, entre adolescentes e socioeducadores, ao longo das práticas empreendidas no sistema socioeducativo, em meio aberto, no Distrito Federal. A metodologia adotada, foi de cunho qualitativo, com pesquisa documental e com o auxílio de questionário como recurso para coleta de dados, que foi direcionado aos agentes e especialistas das Gerências de Atendimento em Meio Aberto do Distrito Federal. Considerando as demarcações dos estudos sobre o vínculo, oriundos da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia, pontua-se que a vinculação ocorre desde a mais tenra idade. Todavia, também é possível constatar na leitura de estudos da área de políticas e socioeducação, que o estereótipo social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa contribui para a cristalização de estigmas que fortalecem a marginalização e a continuidade de um sistema orientado para a punição e a exclusão. De modo sistematizado, a análise das respostas ao questionário permite indicar que alguns dos profissionais da socioeducação focam sua atenção e atuação no processo formal de atendimento e outros encontram sentido na construção de vínculos desde o primeiro contato com o adolescente na unidade. Palavras como :respeito, empatia, acolhimento, escuta qualificada, identificação de singularidades, foram apontadas na relação com as práticas que confirmam a criação de vínculo com o jovem em atendimento socioeducativo. |
Abstract: | This study aims to relate the bonds established and their consistency, or not, between adolescents and socioeducators, throughout the practices undertaken in the socio-educational system, in an open environment, in the Federal District. The methodology adopted was of a qualitative nature, with documentary research and with the help of a questionnaire as a resource for data collection, which was directed to agents and specialists from the Open Service Departments of the Federal District. Considering the demarcations of studies on the bond, originating from Psychology, Pedagogy and Sociology, it is clear that bonding occurs from an early age. However, it is also possible to verify when reading studies in the area of policies and socio-education, that the social stereotype of adolescents in compliance with socio-educational measures contributes to the crystallization of stigmas that strengthen marginalization and the continuity of a system oriented towards punishment and exclusion. In a systematic way, the analysis of the responses to the questionnaire allows us to indicate that some of the socio-education professionals focus their attention and performance on the formal care process and others find meaning in building bonds from the first contact with the adolescent in the unit. Words such as: respect, empathy, welcoming, qualified listening, identification of singularities, were pointed out in relation to practices that confirm the creation of a bond with young people in socio-educational care. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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