Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51297
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FernandaMartinsSantosBezerraDeMelo_DISSERT.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzadapt_BR
dc.contributor.authorMélo, Fernanda Martins Santos Bezerra dept_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T17:26:55Z-
dc.date.available2025-01-07T17:26:55Z-
dc.date.issued2025-01-07-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.citationMÉLO, Fernanda Martins Santos Bezerra de. Entre práticas e representações do papel do socioeducador: os vestígios do vínculo instituído (Brasília, 2017-2022). 2023. 99 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51297-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se propõe a relacionar os vínculos instituídos e sua consistência, ou não, entre adolescentes e socioeducadores, ao longo das práticas empreendidas no sistema socioeducativo, em meio aberto, no Distrito Federal. A metodologia adotada, foi de cunho qualitativo, com pesquisa documental e com o auxílio de questionário como recurso para coleta de dados, que foi direcionado aos agentes e especialistas das Gerências de Atendimento em Meio Aberto do Distrito Federal. Considerando as demarcações dos estudos sobre o vínculo, oriundos da Psicologia, da Pedagogia e da Sociologia, pontua-se que a vinculação ocorre desde a mais tenra idade. Todavia, também é possível constatar na leitura de estudos da área de políticas e socioeducação, que o estereótipo social dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa contribui para a cristalização de estigmas que fortalecem a marginalização e a continuidade de um sistema orientado para a punição e a exclusão. De modo sistematizado, a análise das respostas ao questionário permite indicar que alguns dos profissionais da socioeducação focam sua atenção e atuação no processo formal de atendimento e outros encontram sentido na construção de vínculos desde o primeiro contato com o adolescente na unidade. Palavras como :respeito, empatia, acolhimento, escuta qualificada, identificação de singularidades, foram apontadas na relação com as práticas que confirmam a criação de vínculo com o jovem em atendimento socioeducativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre práticas e representações do papel do socioeducador : os vestígios do vínculo instituído (Brasília, 2017-2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to relate the bonds established and their consistency, or not, between adolescents and socioeducators, throughout the practices undertaken in the socio-educational system, in an open environment, in the Federal District. The methodology adopted was of a qualitative nature, with documentary research and with the help of a questionnaire as a resource for data collection, which was directed to agents and specialists from the Open Service Departments of the Federal District. Considering the demarcations of studies on the bond, originating from Psychology, Pedagogy and Sociology, it is clear that bonding occurs from an early age. However, it is also possible to verify when reading studies in the area of policies and socio-education, that the social stereotype of adolescents in compliance with socio-educational measures contributes to the crystallization of stigmas that strengthen marginalization and the continuity of a system oriented towards punishment and exclusion. In a systematic way, the analysis of the responses to the questionnaire allows us to indicate that some of the socio-education professionals focus their attention and performance on the formal care process and others find meaning in building bonds from the first contact with the adolescent in the unit. Words such as: respect, empathy, welcoming, qualified listening, identification of singularities, were pointed out in relation to practices that confirm the creation of a bond with young people in socio-educational care.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.