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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santospt_BR
dc.contributor.authorViana, Emely Crystina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T17:26:55Z-
dc.date.available2025-01-07T17:26:55Z-
dc.date.issued2025-01-07-
dc.date.submitted2024-07-24-
dc.identifier.citationVIANA, Emely Crystina da Silva. Alfabetização como direito: estratégias de intervenção e o ensino ajustado às necessidades de aprendizagem de estudantes do Bloco Inicial de Alfabetização. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51296-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO estudo das representações sociais possibilita-nos entender como os sujeitos lidam com as diferenças culturais e com as diversas relações interpessoais. Representa o ramo de pesquisa e teorização adotado tanto pela psicologia social como pela sociologia, que também trabalha de forma interdisciplinar. No campo da psicologia social, temos Moscovici, que cunhou o termo teoria da representação social – TRS. Esta pesquisa tem o procurou identificar e analisar as representações sociais dos educadores em relação ao adolescente estudante que se encontra em contexto de medida socioeducativa, através de uma pesquisa qualitativa, além de comparar os dados com outro estudo realizado em 2012 com o mesmo tema. A principal ferramenta de compreensão será a análise do conteúdo e a análise prototípica. Participaram da pesquisa 71 educadores de escolas diversas do Distrito Federal. A modalidade de coleta de dados foi a aplicação do TALP – Teste de Associação de Livre de Palavras, e um questionário aberto. O resultado mostrou que o grupo de 2024 possui uma visão mais positiva do jovem em cumprimento de medida socioeducativa, vendo a escola e a educação como ferramentas poderosas para a reinserção social desses adolescentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlfabetização como direito : estratégias de intervenção e o ensino ajustado às necessidades de aprendizagem de estudantes do Bloco Inicial de Alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordBloco Inicial de Alfabetização (BIA)pt_BR
dc.subject.keywordIntervençãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study of social representations allows us to understand how individuals deal with cultural differences and various interpersonal relationships. It represents the branch of research and theorization adopted by both social psychology and sociology, which also works in an interdisciplinary way. In the field of social psychology, we have Moscovici, who coined the term social representation theory – TRS. This research aims to identify and analyze the social representations of educators in relation to adolescent students who are in the context of socioeducational measures, through qualitative research, in addition to comparing the data with another study carried out in 2012 with the same theme. The main understanding tool will be content analysis and prototype analysis. 71 educators from different schools in the Federal District participated in the research. The data collection modality will be the application of the TALP – Free Word Association Test, and an open questionnaire. The result showed that the 2024 group has a more positive view of young people complying with socio-educational measures, seeing school and education as powerful tools for the social reintegration of these teenagers.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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