Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Walter de Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T20:42:19Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T20:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Walter de Sousa. Os modos pedagógicos e a aprendizagem musical humanizadora de sete jovens na Unidade de Internação do Recanto das Emas - Distrito Federal . 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51218 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objeto de estudo as práticas pedagógico-musicais do Núcleo de Música da
Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE) e sua análise a partir do modelo dialógico de
Narita (2014), dos princípios da abordagem musical informal de Lucy Green (2008) e da educação
humanizadora e libertadora de Paulo Freire. O objetivo dessa pesquisa foi utilizar o modelo dialógico
de Narita (2014) para analisar as ações docentes em práticas musicais criativas baseadas na abordagem
musical informal de Green (2008). Realizou-se uma pesquisa-ação em que houve preenchimento de
questionários diagnósticos, intervenções pedagógico-musicais, observações dessas práticas musicais,
rodas de autoavaliação verbais e escritas, análise de produtos musicais e entrevistas com jovens em
cumprimento de medida de internação na UNIRE. Revelaram-se nas interações musicais valores sociais,
lúdicos, terapêuticos, dialógicos e humanizadores. A análise dos modos pedagógicos de Narita (2014)
revelou mudança gradual de uma dinâmica centrada no professor para uma abordagem mais colaborativa
e centrada nos estudantes. Um dos princípios da proposta informal mais significativos para este trabalho
foi o da liberdade. Para educadores musicais, este trabalho aponta para a importância de criação de
ambientes de aprendizagem que favoreçam a interação e colaboração entre os estudantes; de
reconhecimento e valorização dos conhecimentos prévios e das contribuições de aprendizes, de previsão
no planejamento da acomodação de interesses e necessidades emergentes de estudantes; da atuação
como facilitador e de promoção de oportunidades para que estudantes assumam papéis mais conscientes,
e do fomento a reflexões críticas sobre os processos de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os modos pedagógicos e a aprendizagem musical humanizadora de sete jovens na Unidade de Internação do Recanto das Emas - Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidades de internação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Humanização | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The object of this research are the musical-pedagogical practices from the Núcleo de Música da Unidade
de Internação do Recanto das Emas (UNIRE). Those practices were analysed according to Narita’s
(2014) dialogic model, Lucy Green’s (2008) principles of informal music learning and Paulo Freire’s
humanizing and liberating education. This research aimed at analysing creative musical practices, based
on Green’s (2008) informal approach following Naritas’s (2014) dialogic model. This is an action
research carried out through filling in diagnosis forms, pedagogical interventions and observation of
those musical practices, circles of oral and written self-assessment, musical products and UNIRE’s
youth in internship interviews analyses. Social, playful, therapeutic, dialogic and humanizing values
were revealed. The pedagogic modes revealed gradual changing from a teacher centered dynamic to a
more collaborative and student centered one. The freedom was one of the most meaningful principles
of the informal learning in this work. Narita's (2014) analysis of pedagogic modes revealed a gradual
shift from a teacher-centered dynamic to a more collaborative, student-centered approach. One of the
most significant principles of the music informal learning to this work was the principle of freedom. For
music teachers, this work highlights the importance of creating learning environments that encourage
interaction and collaboration among students; recognizing and valuing students' prior knowledge and
contributions; planning to accommodate students' emerging interests and needs; acting as a facilitator
and promoting opportunities for students to take on more conscious roles; and fostering critical reflection
on learning processes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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