Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Marcus Vinícius Medeiros | pt_BR |
dc.contributor.author | Tyrenius, Eva Kristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T20:42:18Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T20:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | TYRENIUS, Eva Kristina. Memorization as a strategy in music interpretation for pianists. 2024. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51214 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é investigar a correlação entre a memorização e os processos interpretativos
na execução ao piano. Esta investigação pretende desenvolver e aprofundar alguns pressupostos sobre
como os pianistas memorizam a música que vão tocar e como a utilização dos sentidos neste processo
também pode ser uma estratégia para a interpretação musical. A revisão bibliográfica constitui o
principal método dentro do quadro metodológico. Primeiramente foi realizado um levantamento da
literatura relacionada à interpretação musical. Em segundo lugar, também foi realizada uma revisão
geral da literatura que trata da memorização e de técnicas de recuperação de informações. A seguir, os
resultados da revisão de literatura foram analisados e processados ampliando a compreensão desses dois
assuntos. Por fim, os processos de memorização e interpretação foram desenvolvidos num quadro
cognitivo com foco nas interações entre os sentidos. Além da literatura coletada, minhas experiências
práticas de vida como pianista e professora de piano foram utilizadas para apoiar algumas discussões
aqui promovidas. Espera-se que os resultados desta dissertação possam ampliar perspectivas
relacionadas ao ensino de piano, apoiado na hipótese de que técnicas de memorização podem ser
utilizadas como base para conceber uma interpretação musical. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memorization as a strategy in music interpretation for pianists | pt_BR |
dc.title.alternative | Memorização como estratégia em interpretação musical para pianistas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memorização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interpretação artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Piano - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sentidos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The goal of this research is to investigate the correlation between memorization and the interpretative
processes in piano playing. This investigation aims to develop and deepen some assumptions about how
pianists memorize the music they are about to play and how the use of senses in this process also can be
a strategy in music interpretation. The bibliographic review constitutes the main method within a
methodological frame. Firstly, a survey was accomplished on the literature related to music
interpretation. Secondly, an overview on the literature dealing with memorization and techniques for
retrieving information was also accomplished. Following, the outcomes of the literature review were
analysed and processed so broadening up the comprehension of these two subjects. Finally, the processes
of memorization and interpretation were further developed in a cognitive frame with focus on
interactions with the senses. In addition to the collected literature, my lifetime practical experiences as
pianist and piano teacher were used to support some discussions here attempted. It is expected the results
of this dissertation can broaden perspectives related to piano teaching, supported by the hypothesis that
memorization techniques can be used as a basis to conceive a musical interpretation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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