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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Marcus Vinícius Medeirospt_BR
dc.contributor.authorTyrenius, Eva Kristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T20:42:18Z-
dc.date.available2024-12-17T20:42:18Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationTYRENIUS, Eva Kristina. Memorization as a strategy in music interpretation for pianists. 2024. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51214-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é investigar a correlação entre a memorização e os processos interpretativos na execução ao piano. Esta investigação pretende desenvolver e aprofundar alguns pressupostos sobre como os pianistas memorizam a música que vão tocar e como a utilização dos sentidos neste processo também pode ser uma estratégia para a interpretação musical. A revisão bibliográfica constitui o principal método dentro do quadro metodológico. Primeiramente foi realizado um levantamento da literatura relacionada à interpretação musical. Em segundo lugar, também foi realizada uma revisão geral da literatura que trata da memorização e de técnicas de recuperação de informações. A seguir, os resultados da revisão de literatura foram analisados e processados ampliando a compreensão desses dois assuntos. Por fim, os processos de memorização e interpretação foram desenvolvidos num quadro cognitivo com foco nas interações entre os sentidos. Além da literatura coletada, minhas experiências práticas de vida como pianista e professora de piano foram utilizadas para apoiar algumas discussões aqui promovidas. Espera-se que os resultados desta dissertação possam ampliar perspectivas relacionadas ao ensino de piano, apoiado na hipótese de que técnicas de memorização podem ser utilizadas como base para conceber uma interpretação musical.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemorization as a strategy in music interpretation for pianistspt_BR
dc.title.alternativeMemorização como estratégia em interpretação musical para pianistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMemorizaçãopt_BR
dc.subject.keywordInterpretação artísticapt_BR
dc.subject.keywordPerformance musicalpt_BR
dc.subject.keywordPiano - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSentidospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The goal of this research is to investigate the correlation between memorization and the interpretative processes in piano playing. This investigation aims to develop and deepen some assumptions about how pianists memorize the music they are about to play and how the use of senses in this process also can be a strategy in music interpretation. The bibliographic review constitutes the main method within a methodological frame. Firstly, a survey was accomplished on the literature related to music interpretation. Secondly, an overview on the literature dealing with memorization and techniques for retrieving information was also accomplished. Following, the outcomes of the literature review were analysed and processed so broadening up the comprehension of these two subjects. Finally, the processes of memorization and interpretation were further developed in a cognitive frame with focus on interactions with the senses. In addition to the collected literature, my lifetime practical experiences as pianist and piano teacher were used to support some discussions here attempted. It is expected the results of this dissertation can broaden perspectives related to piano teaching, supported by the hypothesis that memorization techniques can be used as a basis to conceive a musical interpretation.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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