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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNakagome, Patricia Trindadept_BR
dc.contributor.authorSilva, Rebeca Flôr dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T19:26:39Z-
dc.date.available2024-12-17T19:26:39Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2024-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, Rebeca Flôr da. Os atravessamentos afetivos da literatura na vida do professor leitor. 2024. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51211-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA formação do leitor literário tem se tornado cada vez mais uma exceção no contexto educacional brasileiro. Pesquisas, como a Retratos da Leitura no Brasil (Failla, 2020), apontam que quando essa formação acontece, ela está diretamente associada à centralidade da figura do professor nesse processo. Interessa-nos, portanto, neste trabalho, nos voltar ao engendramento dessa possibilidade de formação, investigando o perfil dessa figura que consegue, a despeito de todas as mazelas que o sistema educacional lhe impõe, apresentar uma vida de leitor contagiante em sala de aula. Desse modo, pretendemos analisar, por meio de uma reflexão crítica do meu próprio percurso formativo, quais atravessamentos afetivos estão em jogo quando se trata de consolidar uma identidade docente leitora. Além disso, veremos como a consolidação dessa identidade permite ao professor adotar uma indistinção, extremamente cara à formação de leitores, entre o perfil docente e a vida de leitor que apresenta em sala de aula. Vale ressaltar ainda que essa indistinção também se faz presente na metodologia deste trabalho, quando procuramos associar o texto literário às vozes teóricas que o compõem, destacando a importância da literatura não só como fonte de fruição, mas como elemento essencial na construção do conhecimento. Assim, a questão de como relegar protagonismo ao texto literário em nossas vidas é tanto investigada como um percurso docente afetuosamente construído, como colocada em prática no próprio corpus da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs atravessamentos afetivos da literatura na vida do professor leitorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeitor - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The formal development of the reader of literature has increasingly become an exception in the Brazilian educational context. Research, such as Retratos da Leitura no Brasil (Failla, 2020), points out that when this tutoring takes place, it is directly associated with the teacher’s centrality in the process. Therefore, with the present work, we aim to focus on the establishment of this possibility of formal education, exploring the character of this kind of teacher, who manages, despite all the problems that the educational system imposes on him, to present a reader’s life with contagious joy in the classroom. Thus, we intend to analyze, through a critical reflection of my own educational path, which affective interchanges are at stake when it comes to consolidating a readear-teacher identity. Furthermore, we will delve into how this identity consolidation allows the teacher to adopt a coalescence, extremely important to the formation of readers, between the teaching profile and the reader’s life that he presents in the classroom. It is also worth highlighting that a interweaving is also present in this work’s methodology, as we proceed to associate the literary text with the theoretical voices that compose it, underlining the importance of literature not only as a source of enjoyment, but as an essential element in the construction of knowledge. Accordingly, the question of how to bestow protagonism to literary texts in our lives is not only considered as an affectionately constructed teaching path, but put into practice in the research corpus itself.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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