Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nakagome, Patricia Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Rebeca Flôr da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:26:39Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:26:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rebeca Flôr da. Os atravessamentos afetivos da literatura na vida do professor leitor. 2024. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51211 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação do leitor literário tem se tornado cada vez mais uma exceção no
contexto educacional brasileiro. Pesquisas, como a Retratos da Leitura no Brasil (Failla,
2020), apontam que quando essa formação acontece, ela está diretamente associada à
centralidade da figura do professor nesse processo. Interessa-nos, portanto, neste trabalho,
nos voltar ao engendramento dessa possibilidade de formação, investigando o perfil dessa
figura que consegue, a despeito de todas as mazelas que o sistema educacional lhe impõe,
apresentar uma vida de leitor contagiante em sala de aula. Desse modo, pretendemos
analisar, por meio de uma reflexão crítica do meu próprio percurso formativo, quais
atravessamentos afetivos estão em jogo quando se trata de consolidar uma identidade
docente leitora. Além disso, veremos como a consolidação dessa identidade permite ao
professor adotar uma indistinção, extremamente cara à formação de leitores, entre o perfil
docente e a vida de leitor que apresenta em sala de aula. Vale ressaltar ainda que essa
indistinção também se faz presente na metodologia deste trabalho, quando procuramos
associar o texto literário às vozes teóricas que o compõem, destacando a importância da
literatura não só como fonte de fruição, mas como elemento essencial na construção do
conhecimento. Assim, a questão de como relegar protagonismo ao texto literário em
nossas vidas é tanto investigada como um percurso docente afetuosamente construído,
como colocada em prática no próprio corpus da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os atravessamentos afetivos da literatura na vida do professor leitor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The formal development of the reader of literature has increasingly become an
exception in the Brazilian educational context. Research, such as Retratos da Leitura no
Brasil (Failla, 2020), points out that when this tutoring takes place, it is directly associated
with the teacher’s centrality in the process. Therefore, with the present work, we aim to
focus on the establishment of this possibility of formal education, exploring the character
of this kind of teacher, who manages, despite all the problems that the educational system
imposes on him, to present a reader’s life with contagious joy in the classroom. Thus, we
intend to analyze, through a critical reflection of my own educational path, which
affective interchanges are at stake when it comes to consolidating a readear-teacher
identity. Furthermore, we will delve into how this identity consolidation allows the
teacher to adopt a coalescence, extremely important to the formation of readers, between
the teaching profile and the reader’s life that he presents in the classroom. It is also worth
highlighting that a interweaving is also present in this work’s methodology, as we proceed
to associate the literary text with the theoretical voices that compose it, underlining the
importance of literature not only as a source of enjoyment, but as an essential element in
the construction of knowledge. Accordingly, the question of how to bestow protagonism
to literary texts in our lives is not only considered as an affectionately constructed
teaching path, but put into practice in the research corpus itself. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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