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CarinaRodriguesLobato_DISSERT.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBergamo, Edvaldo Aparecidopt_BR
dc.contributor.authorLobato, Carina Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T19:26:36Z-
dc.date.available2024-12-17T19:26:36Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2024-08-30-
dc.identifier.citationLOBATO, Carina Rodrigues. Sob o estigma da perda: o dilaceramento do sujeito histórico feminino negro nos romances As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e Niketche - uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51204-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um estudo comparativo dos romances As mulheres de Tijucopapo (1982), da escritora brasileira Marilene Felinto (1957), e Niketche - uma história de poligamia (2002), da autora moçambicana Paulina Chiziane (1955), visando problematizar as aproximações estéticas e ideológicas na construção das personagens Rísia e Rami, respectivas narradoras-protagonistas das obras em causa. Ambas procuram evidenciar fracassos e frustrações, por intermédio de potentes relatos pessoais, em busca de uma alternativa viável a uma conjuntura sobrecarregada de coação e exploração em que vivem. Desse modo, enfatiza-se o pressuposto de que as referidas realizações literárias conjecturam contradições fulcrais da formação do Brasil e de Moçambique, que, por sua vez, atravessam a constituição de tais sujeitos femininos negros particulares, observando a necessidade de interrogar o surgimento e o desenvolvimento das nações em foco, assim como dos dispositivos de opressão e repressão que fazem parte de sua conformação, como o colonialismo, o racismo e o patriarcalismo, afim de jogar luz sobre o locus complexo das mencionadas produções narrativas e suas agentes históricas típicas, tanto nos sistemas literários de seus países quanto no reflexo de semelhantes contradições concernentes a controversas realidades sociais e culturais em relevo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSob o estigma da perda : o dilaceramento do sujeito histórico feminino negro nos romances As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, e Niketche - uma história de poligamia, de Paulina Chizianept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFelinto, Marilene, 1957-pt_BR
dc.subject.keywordChiziane, Paulina, 1955-pt_BR
dc.subject.keywordLiteratura moçambicanapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This comparative study examines the novels As mulheres de Tijucopapo (1982) by the brazilian writer Marilene Felinto (1957) and Niketche - uma história de poligamia (2002) by the mozambican author Paulina Chiziane (1955), aiming to problematize the aesthetic and ideological approaches in the construction of the main characters Rísia and Rami who are the protagonist-narrators in the stories. Both novels highlight failures and frustrations through powerful personal stories, seeking a viable alternative to the overloaded world of coercion and exploitation they live in. Thus, it is emphasized the premise that the aforementioned literary works conjecture fundamental contradictions in the formation of Brazil and Mozambique, which in turn goes through the constitution of those particular black female subjects. Noting the need to interrogate the emergence and development of the nations in question, as well as the devices of oppression and repression which are part of their conformation, such as colonialism, racism, and patriarchy, in order to shed light on the complex place of the aforementioned narrative productions and their typical historical agents, both in the literary systems of their countries and in the reflection of similar contradictions related to controversial social and cultural realities in relief.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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