Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Lygianne Batista | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Suema Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-16 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Suema Souza. Alfabetização matemática e as/os estudantes de coletivos diversos: um estudo acerca da formação continuada de professoras/es no Distrito Federal. 2024. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51186 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de alfabetização Matemática é uma temática que, mesmo com o crescente interesse
de pesquisadores/as, ainda requer estudos para entendermos um pouco mais da complexidade
que é ensinar para crianças, principalmente quando se trata de crianças de coletivos diversos,
ou seja, pessoas com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista, com Transtornos
Funcionais, negros, povos indígenas, entre outros presentes em sala de aula. Refletir sobre esse
processo implica, para este estudo, reconhecer a importância da Matemática nos primeiros anos
do Ensino Fundamental, os desafios de ensinar para crianças de coletivos diversos e, sobretudo,
compreender a formação continuada de professoras que atuam neste contexto. Diante disso,
temos, como objetivo geral, refletir sobre os desafios da formação continuada de professoras
alfabetizadoras no que versa o ensino de Matemática diante de estudantes de coletivos diversos.
Os desdobramentos deste objetivo são: refletir sobre a inclusão de estudantes de coletivos
diversos no contexto da alfabetização Matemática; verificar de que forma as políticas de
formação continuada de professoras alfabetizadoras da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal vêm se constituindo no campo da Matemática para atender aos coletivos
diversos; e investigar a formação continuada de professoras alfabetizadoras da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal no contexto da Matemática e da diversidade nos espaços
escolares de coordenação coletiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório,
que foi realizada por meio de análise documental, de pesquisa bibliográfica e de aplicação de
questionário. A análise dos dados coletados foi realizada com base na análise de conteúdo,
observando os pressupostos de Bardin. A técnica de organização textual escolhida foi o formato
multipaper, na qual o texto é estruturado numa coletânea de artigos independentes, porém
interligados que, neste estudo, serão somados a um capítulo introdutório e as reflexões finais.
O estudo identificou compreensões diversas acerca do sentido da palavra inclusão, diversidade
e diferença; enfatizamos que a promoção da inclusão implica lidar com a diversidade e com as
diferenças; e que os estudantes são pertencentes a grupos distintos e, por isso, se faz necessário
compreender as dificuldades dos alunos/as identificando estratégias e recursos para promover
a inclusão na escola, proporcionando uma variedade de oportunidades para que possam
experimentar, observar e refletir. Os resultados do segundo artigo indicam que, embora exista
um órgão específico voltado para a formação, as políticas públicas de formação continuada de
professores da rede pública do Distrito Federal ainda apresentam insuficiências. A quantidade
de vagas oferecidas não atende à demanda de docentes, e os cursos de formação em Educação
Matemática necessitam de um aprofundamento teórico consistente e bem fundamentado. Isso
pode limitar a capacidade das professoras de compreender e aplicar os princípios teóricos em
suas práticas de ensino. Além disso, não abordam de forma suficiente, ou tratam de maneira
superficial, o trabalho com as temáticas de inclusão e diversidade, deixando de disponibilizar
estratégias práticas e discussões aprofundadas para a implementação desses conceitos na
educação. Em relação ao terceiro artigo, os resultados da pesquisa evidenciaram que a
coordenação pedagógica coletiva, embora avaliada positivamente pelas professoras, oferece um
espaço limitado para a abordagem da Matemática e da diversidade nas formações continuadas.
Isso compromete a preparação para enfrentar os desafios do ensino de Matemática no contexto
da diversidade. Conclui-se que, embora a formação na escola tenha um grande potencial para o
desenvolvimento docente, a falta de ênfase na inclusão compromete diretamente a capacidade
dos professores de atender às necessidades dos coletivos diversos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Alfabetização matemática e as/os estudantes de coletivos diversos: um estudo acerca da formação continuada de professoras/es no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The mathematical literacy process is a subject that, despite the growing interest of researchers,
still requires study in order to understand a little more about the complexity of teaching
children, especially when it comes to children from diverse groups, i.e. people with disabilities,
Autism Spectrum Disorders, Functional Disorders, black people, indigenous peoples, among
others present in the classroom. Reflecting on this process implies, for this study, recognizing
the importance of mathematics in the early years of elementary school, the challenges of
teaching children from diverse groups and, above all, understanding the continuing education
of teachers who work in this context. With this in mind, our general objective is to reflect on the
challenges of the continuing education of literacy teachers when it comes to teaching math to
students from diverse backgrounds. The outcomes of this objective are: to reflect on the
inclusion of students from diverse groups in the context of mathematical literacy; to verify how
State Department of Education of the Federal District continuing education policies for literacy
teachers have been constituted in the field of mathematics to meet the needs of diverse groups;
and to investigate the continuing education of State Department of Education of the Federal
District literacy teachers in the context of mathematics and diversity in school spaces of
collective coordination. This is an exploratory qualitative study, which was carried out using
documentary analysis, bibliographic research and a questionnaire. The data collected will be
analyzed using content analysis, based on Bardin's assumptions. The textual organization
technique chosen was the multipaper format, in which the text is structured in a collection of
independent but interconnected articles which, in this study, will be added to an introductory
chapter and final reflections. The study identified diverse understandings of the meaning of the
word inclusion, diversity and difference; we emphasized that promoting inclusion implies
dealing with diversity and differences; and that students can belong to different groups and, for
this reason, it is necessary to understand students' difficulties and identify strategies and
resources to promote inclusion at school, providing a variety of opportunities for them to
experiment, observe and reflect. The results of the second article indicate that, although there
is a specific organization focused on training, the public policies for continuing teacher training
in the public school system in the Federal District are still inadequate. The amount of spots on
offer does not meet the demand from teachers, and the training courses in Mathematics
Education need a consistent and well-founded theoretical background. This can limit teachers'
ability to understand and apply theoretical principles in their teaching practices. In addition,
they do not deal sufficiently, or only superficially, with the issues of inclusion and diversity,
failing to provide practical strategies and in-depth discussions for implementing these concepts
in education. In relation to the third article, the results of the research showed that collective
pedagogical coordination, although evaluated positively by the teachers, offers limited space
for addressing mathematics and diversity in continuing training. This compromises their
preparation to face the challenges of teaching mathematics in the context of diversity. The
conclusion is that although school-based training has great potential for teacher development,
the lack of emphasis on inclusion directly compromises teachers' ability to meet the needs of
diverse groups. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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